Série “Circuito UEPB” apresenta conteúdo sobre potencialidades, pesquisas e atuações da Universidade

21 de fevereiro de 2020

A TV UEPB, instrumento de divulgação das ações da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Coordenadoria de Comunicação (CODECOM) da Instituição, acaba de lançar um novo conteúdo audiovisual que aborda inserção, pesquisas, projetos e áreas de atuação não apenas desenvolvidas na Universidade, mas também os reflexos dessas atividades na sociedade. A série “Circuito UEPB” tem como proposta fazer um panorama das ações que são realizadas em todos os câmpus universitários, bem como mostrar o quanto a Universidade é dinâmica nas transformações dos locais onde está inserida.

E os primeiros passos da caravana que percorrerá todos os câmpus da Instituição já foram dados. Já se encontram no Canal Rede UEPB, no YouTube, os quatro primeiros programas da série, que conta com a direção do coordenador de Comunicação da UEPB, jornalista Hipólito Lucena, bem como a atuação de vários estudantes do Curso de Jornalismo que desempenham atividades de estágio na CODECOM. Esse novo conteúdo já possui episódios com material sobre os câmpus de Campina Grande, Lagoa Seca, Guarabira e Patos. Em todas as cidades por onde a equipe passou foram abordados aspectos históricos, econômicos, culturais e, claro, educacionais, ponto forte da UEPB.

“Com esse novo projeto, nós estamos mostrando a inserção da UEPB nas cidades onde ela está localizada, bem como as várias atividades de ensino, pesquisa e extensão que são desenvolvidas. A Universidade possui inúmeros projetos que atingem diretamente as populações desses municípios e isso contribui diretamente para melhorar a vida das pessoas, seja com as pesquisas dentro do espaço acadêmico ou, por exemplo, com o resultado das intervenções dos projetos de extensão que ajudam na melhoria de vários aspectos da sociedade”, explica Hipólito.

Também participam do “Circuito UEPB”, com depoimentos e reflexões sobre a Universidade, professores, pró-reitores, estudantes e usuários dos serviços que a Instituição oferece, sejam aqueles que integram os projetos desenvolvidos nas Clínicas Escolas ou os que fazem parte das práticas de ensino a partir de atividades exercidas fora do Câmpus sede. Segundo Ricardo Júnior, estudante do 9º período do curso de Jornalismo, participar da série foi muito importante para que, além de qualificar sua formação profissional, também tivesse a oportunidade de divulgar as ações desenvolvidas pela UEPB em várias frentes.

“Participei das gravações da série no Câmpus de Patos e foi muito importante para que, além de aprender mais sobre minha atuação como jornalista, seja na produção do conteúdo ou na execução dele, eu conhecesse mais sobre a UEPB e pudesse levar essas informações para toda a sociedade. Com essa série, nós também aprendemos muitos sobre história, cultura e tudo o que é relacionado às ações da UEPB a partir dessas questões”, conta Ricardo.

Outro aspecto importante que o conteúdo do “Circuito UEPB” oferece é a abordagem dos aspectos de crescimento que a Universidade proporcionou para as cidades onde ela está instalada, principalmente os câmpus localizados nas regiões do Cariri, Agreste e Sertão da Paraíba. Ao longo dos anos, as contribuições que o ensino superior trouxe para essas localidades foi além da formação de novos profissionais e a inserção no mercado de trabalho deles em diversas áreas de atuação. Ela também proporcionou o crescimento da economia local, com o fortalecimento do comércio, atividades culturais e atuação em outros segmentos sociais.

“A presença da UEPB não só beneficia a cidade onde o Câmpus está instalado. Ela vai bem mais além disso. É um processo de atuação que pode beneficiar toda uma região. E é isso também que estamos mostrando no ‘Circuito UEPB’. Os primeiros quatro episódios já estão disponíveis e nós estamos finalizando os demais com nossas visitas aos câmpus de Monteiro, Catolé do Rocha, João Pessoa e Araruna”, afirma Hipólito.

Texto: Givaldo Cavalcanti