Seminário promove discussão sobre condições de trabalho e vida de catadores de materiais recicláveis

1 de dezembro de 2020

O Grupo de Extensão e Pesquisa em Gestão e Educação Ambiental (GGEA), do Departamento de Biologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), promove, nesta sexta-feira (4) o seminário on-line “Catadores e catadoras de materiais recicláveis: condições de trabalho e vida na Paraíba”. O evento acontece das 8h30 às 12:00h e das 13h30 às 18h. As inscrições podem ser feitas neste endereço até a quinta-feira (3).

O evento terá palestras, debates e rodas de conversação, contando com a presença de representantes de algumas cooperativas e associações de catadores da cidade de Campina Grande. A inscrição e participação darão direito a um certificado de 8h, emitido pela coordenação do curso de Ciências Biológicas da UEPB.

A professora Adrianne Teixeira Barros, coordenadora do GGEA e coordenadora-adjunta do curso de Ciências Biológicas da UEPB, relatou que, especialmente este ano, devido à pandemia da Covid-19, a situação de trabalho e vida de catadores de materiais recicláveis em todo o Brasil, que já não era fácil, foi diretamente impactada em suas atividades pelo risco de contaminação, uma vez que o vírus possui alta resistência e sobrevive por mais tempo no tipo de material que estes trabalhadores coletam e que são sua principal fonte de renda.

“Diante do fechamento das cooperativas e associações, problemas financeiros se acumularam e a situação ficou ainda pior. É necessário entender como funciona e como vivem estas pessoas que tanto bem fazem ao meio ambiente e que muitas vezes não são reconhecidos pela população nem pelos órgãos públicos”, disse a professora Adrianne.

Outras informações estão disponíveis no Instagram do GGEA.

Texto: Juliana Rosas