Seminário Interdisciplinar de Maturidade e Cidadania marca celebrações dos 10 anos da UAMA

12 de agosto de 2019

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Coordenadoria Institucional Especial para a Formação Aberta à Maturidade (CIEFAM), realizará uma semana de atividades em comemoração aos 10 anos de implantação da Universidade Aberta à Maturidade (UAMA) na Instituição. A programação terá início dia 19 de agosto, a partir das 14h, no Auditório do Departamento de Psicologia, com uma apresentação especial do humorista Jessier Quirino, seguindo com a realização do 5º Seminário Interdisciplinar de Maturidade e Cidadania.

O evento contará com palestras e debates sobre Envelhecimento e Qualidade de Vida, além de uma exposição sobre os 10 anos da trajetória da UAMA. O destaque no dia 20 será a conferência “Envelhecimento: cuidar, cuidar-se e ser cuidado”, a ser ministrada pelo médico geriatra João Borges Virgolino da Silva. A atividade será realizada às 10h, no Auditório de Psicologia, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande.

No dia 21, às 8h30, será ministrada a palestra “Educação inclusiva: desafios de uma população que envelhece”, pelo professor Eduardo Gomes Onofre, da UEPB. Em seguida, acontece a mesa temática “A efetividade das políticas públicas da saúde dirigida aos idosos”. O tema será debatido pela promotora Adriana Amorim Lacerda, pelo deputado estadual Inácio Falcão e pela Secretária Estadual do Desenvolvimento Humano, Gilvaneide Nunes da Silva. As comemorações serão encerradas no dia 23 de agosto, com um Baile Anos 60, para confraternização de todos idosos, alunos beneficiados pela UAMA.

Considerada uma iniciativa pioneira no Brasil com essas características metodológicas, o projeto da UAMA foi elaborado tomando como referência uma ação com aspectos semelhantes, desenvolvida na Universidade de Granada, na Espanha, com o propósito de oferecer a aquisição do conhecimento em diferentes áreas, a socialização e troca de conhecimento intergeracionais, constituindo-se em uma proposta que possibilita a inclusão social do idoso.

Desde 2009, já são 10 turmas concluintes da UAMA que, juntas, somam mais de 700 estudantes nos câmpus de Campina Grande, Lagoa Seca e Guarabira, buscando qualidade de vida através de atividades educacionais, sociais, culturais e de convívio. Atualmente, quatro turmas estão em funcionamento, sendo três em Campina Grande, e uma em Lagoa Seca, além do Grupo de Convivência, que reúne ex-alunos do programa.

Confira a programação completa do seminário clicando AQUI.

Texto: Severino Lopes