Seminário do NEABI discute inclusão da história e cultura afro-brasileira no currículo da Educação Básica

4 de novembro de 2019

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e indígenas (NEABI) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que funciona no Centro de Humanidades (CH) da Instituição, em Guarabira, promove no próximo dia 20 de novembro o 5º Seminário Construindo Metodologias de Ensino com Foco nas Leis 10.639/03 e 11.645/08, que estabelecem diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena”. Esta edição tem como tema “Educação e Resistência: Zumbi dos Palmares e Dandara, Flora Mourão e Jackson do Pandeiro”.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 17 deste mês, através de formulário on-line (clique AQUI). Os interessados em apresentar seus trabalhos científicos sobre a temática devem enviar os resumos para o e-mail guarabiraneabi@gmail.com. O evento tem o objetivo de reunir professores e estudantes da UEPB, de outras instituições de ensino superior e da Educação Básica, além de militantes dos movimentos sociais, para discutir e compartilhar suas experiências de pesquisas, ensino e extensão com os conteúdos de história e cultura afro-brasileira, africana e indígenas com base nas leis 10.639/03 e 11.645/08.

O 5º Seminário Construindo Metodologias de Ensino com Foco nas Leis 10.639/03 e 11.645/08 será realizado no Centro de Humanidades, através do NEABI, com a colaboração dos Grupos de Estudos Dandaê, Cotidiano, Cidadania e Educação. O Núcleo solicita que, no dia do evento, os inscritos doem um quilo de alimento não perecível. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 99172-6652.

Confira a programação AQUI.

Texto: Givaldo Cavalcanti