Salão Paraibano da Cachaça reúne expositores em espaço on-line para fomento cultural e econômico

3 de dezembro de 2020

De modo 100% digital, acontece de 15 a 17 de dezembro, o Salão Paraibano da Cachaça. Visando diferentes públicos relacionados à bebida tipicamente brasileira, como produtores, pesquisadores, estudantes e amantes da bebida, o evento oferecerá palestras, demonstrações culinárias, exposições, apresentações culturais e passeios virtuais, promovendo um espaço on-line de fomento cultural e econômico.

O evento foi pensado pelo professor José Félix de Brito Neto, diretor do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA), Câmpus II da UEPB. “É a primeira edição do evento e esperamos, após a pandemia, realizá-lo de forma presencial”, disse o diretor, frisando o fato de que eventos do tipo, que envolvem interações sensoriais, são sempre mais bem aproveitadas pessoalmente.

O Salão Paraibano da Cachaça tem como objetivo fortalecer um dos setores responsáveis pela geração de milhares de empregos do estado. “Nesse sentido, fortalecer os produtores e pesquisadores do nosso estado através do conhecimento técnico e científico que é praticado por outras instituições do Brasil, torna-se de fundamental importância para a solidificação do setor cachaceiro da Paraíba”, afirmou o professor Félix.

Promovido pela UEPB, em parceria com instituições públicas e privadas, o salão está sendo considerado o maior evento do país sobre o setor cachaceiro totalmente digital, tendo cerca de 20 expositores e aguardando mais de 20 mil espectadores em toda a sua programação, que inclui palestras com os principais nomes na área de cachaça do país, provenientes de instituições como Universidade Federal de Lavras (UFLA), e Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), unidade da Universidade de São Paulo (USP).

Produção paraibana
A Paraíba é uma dos maiores produtoras de cachaça de alambique do país e a maior da região Nordeste, sendo o estado que mais produziu cachaça e aguardente em 2019, segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

O município de Areia, localizado no brejo paraibano, é o maior fabricante, figurando entre as dez localidades no país com maior densidade cachaceira – maior relação entre a quantidade de produtores de cachaça e a população do município. Na Paraíba existem mais de 80 engenhos, que juntos são responsáveis pela produção de mais de 12 milhões de litros de cachaça por ano.

Para participação, inscrição e programação, os interessados podem acessar o site www.salaoparaibanodacachaca.com.br.

Texto: Juliana Rosas