Reunião virtual de avaliação marca encerramento de atividades do PET-Saúde Interprofissionalidade

15 de fevereiro de 2021

Na última sexta-feira (12), integrantes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) participaram de uma reunião virtual de avaliação do Comitê Assessor do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), do Ministério da Saúde, para avaliação do projeto, que será finalizado em abril. A reunião teve participação da reitora da UEPB, professora Célia Regina Diniz, membros do PET e de parceiros institucionais.

O PET Saúde Interprofissionalidade, parceria entre UEPB, Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande e Ministério da Saúde, terá a sua finalização no próximo mês de abril, após dois anos de desenvolvimento na UEPB. Nacionalmente, o programa é uma iniciativa integrada entre o Ministério da Saúde, por intermédio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e o Ministério da Educação

Esta última reunião teve a participação de todos os 67 membros do PET, além dos parceiros institucionais da Secretaria de Saúde e da UEPB. Representando a Universidade, estavam a professora Rilva Suely de Castro, coordenadora do PET-Saúde Interprofissionalidade na UEPB; a professora Socorro Barbosa, pró-reitora de Extensão; e professora Vagda Rocha, da Pró-Reitoria de Graduação. Maria Núbia Oliveira, da Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (DGTES), esteve representando a Secretaria Municipal de Saúde.

A avaliação foi coordenada pelo professor Diego Bongada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e aconteceu em horários distintos, com cada segmento. Pela manhã, das 8h às 9h, houve o encontro com os estudantes; e das 9h30 às 10h30, encontro com os docentes. No turno da tarde, das 14h às 15h, o encontro foi com os preceptores do serviço de saúde. Das 15h às 16h, aconteceu a reunião ampliada entre Comissão de Gestão e Acompanhamento Local, coordenação do projeto, gestores, docentes, estudantes, preceptores e usuários.

Na reunião ampliada, a coordenadora do projeto na UEPB, professora Rilva Suely, disse estar sensibilizada agradeceu a oportunidade. “A caminhada de dois anos no PET gerou muitos frutos de uma construção coletiva, colaborativa e significativa. Os produtos deixados pelo PET nas comunidades onde os projetos foram desenvolvidos, tiveram grande impacto para as equipes de saúde e usuários em geral”, disse.

A reitora Célia Regina declarou a admiração e apoio ao projeto até seus últimos dias e falou da relevância destas ações para a comunidade universitária. A pró-reitora de Extensão, Socorro Barbosa, elogiou a construção do projeto do qual fez parte na fase inicial e também deixou claro o apoio institucional aos projetos de extensão desenvolvidos pelo PET.

A professora Rilva Suely acrescentou que o PET-Saúde Interprofissionalidade, como programa indutor da formação de profissionais de qualidade e da qualificação do trabalhador da saúde, tem como premissa a integração do serviço e comunidade, de forma colaborativa e interprofissional, com todos aprendendo juntos para trabalhar juntos. Deste projeto, participam 40 estudantes, de sete cursos das áreas de Saúde e de Serviço Social, além de 11 professores destes cursos, e 16 preceptores trabalhadores da atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS).

Texto: Juliana Rosas
Imagem: Reprodução