Reitoria se reúne com representantes da CIAST e discute medidas de segurança para servidores da UEPB

18 de fevereiro de 2021

A Reitoria da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da professora Célia Regina Diniz, reitoria da Instituição, e da professora Ivonildes Fonseca, vice-reitora, se reuniu na tarde desta quarta-feira (17) com representantes da Comissão Interdisciplinar de Atenção Integral a Saúde e Segurança do Trabalho (CIAST), a fim de tratar sobre a criação de um canal de comunicação entre a comunidade universitária e a Comissão. A reunião, realizada no gabinete da Reitoria, teve o intuito de tratar de medidas para garantir a saúde dos servidores da Instituição.

Durante a reunião, conforme explicou a coordenadora adjunta da CIAST, Joselma Lacerda, foram tratadas questões relacionadas aos eventuais riscos ambientais existentes que possam causar danos, ou agravos à saúde, que comprometam o bem-estar no âmbito da UEPB, principalmente no contexto pandêmico da Covid-19. Durante o encontro, foram discutidos ainda os procedimentos operacionais para que essas situações que chegam na Comissão sejam encaminhadas de acordo com um padrão preestabelecido.

Segundo explicou Joselma, esse procedimento vai contemplar uma das atribuições da Comissão no que se refere a averiguação dos riscos ambientais, por meio de inspeções em conjunto com o Setor Saúde do Trabalhador da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP). Com isso, será possível a emissão de relatório para ciência da Administração Central conforme estabelece a Resolução do Conselho Universitário (Consuni), que normativa e regulamenta a CIAST.

A reitora da UEPB, professora Célia Regina, garantiu que a Administração Central está sensível às demandas da Comissão e empenhada em garantir a segurança e a integridade dos servidores da Instituição. De acordo com ela, a Universidade já tem adotado um conjunto de medidas de biossegurança, visando garantir a prevenção e a saúde dos servidores nesse tempo de pandemia.

A CIAST é uma Comissão vinculada à Reitoria, que por meio de atividades consultivas e deliberativas responde pelo gerenciamento e organização da saúde e segurança do trabalho da UEPB. Ela também faz parte do Comitê de Contingência e Crise Covid-19 na Universidade Estadual da Paraíba, conforme estabelece a Portaria/UEPB/GR/0013/2020.

Também participaram da reunião o chefe de gabinete da Reitoria, professor Luciano Albino; a professora Ana Paula Araújo, coordenadora da CIAST; Raenilson Araújo, técnico de enfermagem e representante dos técnicos administrativos da CIAST; Juliana Grangeiro, assistente social da PROGEP e representante dos técnicos administrativos na Comissão; Danielle Ginuino, técnica de segurança do trabalho do setor saúde do trabalhador da PROGEP e integrante da equipe multidisciplinar da CIAST.

Texto: Severino Lopes
Foto: Ítalo Vilarim