Publicado livro sobre contribuições do Programa de Tutoria Especial da UEPB para a inclusão de estudantes

22 de abril de 2020

As contribuições do Programa de Tutoria Especial da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) para a inclusão dos estudantes com deficiência renderam a publicação de um livro, escrito pela professora Maria Noalda Ramalho. A obra “O Programa de Tutoria Especial da UEPB” foi publicada recentemente pela Editora APPRIS e aborda, inicialmente, como a inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior se realiza no Brasil.

Com a obra, a professora Noalda reflete sobre essa realidade no âmbito da UEPB, por meio dos resultados das pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Ao avaliar o Programa de Tutoria Especial da UEPB, criado em 2006 para oferecer assistência pedagógica aos estudantes com deficiência, a referida investigação levantou a tese de que esse é um tipo de Atendimento Educacional Especializado (AEE) no ensino superior, com características e adaptações peculiares, ocorrendo de maneira diferenciada do atendimento criado pelo Ministério da Educação, Cultura e Desporto (MEC) para a Educação Básica.

A edição do livro foi concluída em 2019, quando a docente ainda atuava no Departamento de Serviço Social da UEPB, onde lecionou por 16 anos, como professora substituta. Por conta das medidas de distanciamento social, impostas em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a professora Noalda ficou impedida de marcar uma data para o lançamento oficial da obra, o que deve ocorrer quando as atividades voltarem ao normal.

O Programa de Tutoria Especial da UEPB tem como objetivo principal contribuir para a permanência e o bom desempenho acadêmico dos estudantes da Instituição que apresentam algum tipo de deficiência. Dentre os principais dados da pesquisa, socializados na obra, está a constatação de que a Tutoria tem causado impacto positivo na vida acadêmica dos estudantes com deficiência da Universidade. A experiência da UEPB é pioneira quanto a criação de um programa de tutoria no ensino superior brasileiro.

A professora Maria Noalda Ramalho é assistente social graduada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ela é Mestre em Serviço Social pela UFPB e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com inserção na linha de pesquisa “Educação Inclusiva e Processos Educacionais”. A tese “A inclusão de alunos com deficiência na UEPB: Uma avaliação do Programa de Tutoria Especial” deu origem a obra.

Texto: Severino Lopes