Lançado edital para reconhecimento de diplomas de pós-graduação stricto sensu obtidos no exterior

9 de outubro de 2019

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está com inscrições abertas para o processo de reconhecimento de diplomas de pós-graduação stricto sensu expedidos por estabelecimentos estrangeiros de ensino superior. As inscrições estão abertas até o dia 31 de dezembro, na Plataforma Carolina Bori e o Edital 01/2019 tem vagas para as áreas de Medicina 1 (3 vagas), Farmácia (2 vagas) e Odontologia (2 vagas).

É vedada a apresentação de pedidos de reconhecimento de diplomas iguais e simultâneos em mais de uma instituição reconhecedora. Caso ocorra, a UEPB cancelará o pedido sumariamente. As inscrições são efetuadas exclusivamente por meio do Sistema Nacional de Revalidação e Reconhecimento de Diplomas, via Plataforma Carolina Bori (http://plataformacarolinabori.mec.gov.br/usuario/acesso), que recebe inscrições, em fluxo contínuo, até o limite de vagas disponíveis para cada curso.

A Plataforma Carolina Bori é gerida pelo Ministério da Educação (MEC), sendo necessário que o requerente se reporte ao MEC caso encontre qualquer falha ou dificuldade para utilizar o Sistema. A UEPB não se responsabiliza por falhas na conexão, instabilidade ou quaisquer outros problemas que impeçam o envio correto do pedido de reconhecimento. No ato da inscrição, o requerente pode acessar o sítio eletrônico da Plataforma Carolina Bori (http://carolinabori.mec.gov.br/) para realizar consultas referentes aos processos finalizados na Plataforma.

Caso o diploma do requerente refira-se a curso inexistente na UEPB, ou ainda não reconhecido pelo Ministério da Educação nesta Universidade, o requerente deve indicar, durante sua inscrição, o curso da UEPB que tenha maior proximidade com o que cursou no exterior e que tenha mesmo nível ou área equivalente ao diploma que pretende reconhecer. Essa escolha é de inteira responsabilidade do requerente. Os cursos de pós-graduação ofertados pela UEPB, bem como as respectivas áreas de concentração, podem ser visualizados por meio da Plataforma Sucupira (https://sucupira.capes.gov.br/).

A abertura do processo somente será efetivada após as etapas de pedido inicial pela Plataforma Carolina Bori e comprovação do pagamento da taxa de inscrição. Após confirmação de recebimento da GRU, é gerado número do processo e encaminha o pleito à PRPGP para análise documental e quanto ao mérito. A PRPGP, após análise e avaliação de mérito, emitirá parecer conclusivo, a ser encaminhado para decisão final na Câmara de Pós-Graduação.

O requerente receberá, via Plataforma Carolina Bori e no endereço indicado, o parecer conclusivo da Câmara de Pós-Graduação sobre o reconhecimento do diploma. Concluído o processo de reconhecimento, nos casos de deferimento será feito o apostilamento do diploma, devendo ser assinado pelo Reitor da UEPB e encaminhado ao Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA/PRPGP) para registro e posterior devolução ao requerente.

Todas as normas do processo podem ser conferidas no edital, clicando AQUI.

Texto: Tatiana Brandão