PRPGP informa sobre edital emergencial da Capes para pesquisas sobre óleo nas praias brasileiras

25 de novembro de 2019

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) informa aos pesquisadores da Instituição que a foi lançado Edital Emergencial da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (Capes), voltado ao desenvolvimento de pesquisas sobre óleo nas praias brasileiras, integrante do Programa Capes Entre Mares.

O objetivo do edital é selecionar projetos de pesquisa para estudar e combater o derramamento de óleo nas praias brasileiras. Será destinado recurso no montante de R$ 1,3 milhão a docentes vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu que tenham linhas de pesquisa relacionadas ao problema identificado no litoral brasileiro em agosto deste ano. O objetivo é contribuir para a contenção, o processamento do resíduo encontrado e a redução de danos ao meio ambiente.

Professores vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu recomendados pela Capes podem concorrer ao Edital. Os interessados devem encaminhar sua proposta até o dia 4 de dezembro, via plataforma virtual da Capes. As áreas temáticas contempladas são “Avaliação de impactos ambientais”, “Avaliação de impactos socioeconômicos”, “Processamento de resíduos”, Tecnologias aplicadas à contenção de óleo”, “Saúde coletiva”, “Biorremediadores” e “Dispersão de óleo”. O resultado das propostas selecionadas será divulgado a partir de 18 de dezembro.

Cada proposta aprovada terá o valor de financiamento de até R$ 100 mil, liberados em uma única parcela e uma cota de bolsa de Mestrado. O projeto deve ser desenvolvido ao longo de dois anos, podendo ser prorrogado para mais 12 meses. O Programa Capes Entre Mares tem o objetivo de apoiar programas de pós-graduação stricto sensu que possuam em suas linhas de pesquisa temas correlacionados à finalidade de combater, analisar o impacto e propor soluções para o derramamento de óleo identificado a partir de agosto de 2019 nas praias brasileiras, especialmente na região Nordeste.

Confira o edital na íntegra clicando AQUI.

Texto: Severino Lopes