Projeto Zikamob entrega premiação a alunos vencedores da gincana de prevenção das arboviroses

12 de setembro de 2019

Após praticamente seis meses de atividades pedagógicas e participação ativa durante as missões, os participantes do Projeto Zikamob se encontram na manhã desta quinta-feira (12), na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), para a solenidade de entrega da premiação aos vencedores da gincana de prevenção das arboviroses. Das 40 escolas estaduais de Campina Grande que foram convidadas a participar do projeto, 20 entraram na disputa e 10 delas cumpriram todas as etapas, chegando até o final da competição. Ao todo, foram premiados sete alunos com um smartphone cada, sendo cinco deles como vencedores das missões propostas na gincana e dois escolhidos como líderes de suas unidades de ensino.

Coordenado pela professora Silvana Santos, com a colaboração de pesquisadores da área de Ensino de Biologia da UEPB, do Centro de Informática da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Universidade de Wolverhampton, no Reino Unido, o Zikamob envolveu três mil alunos, sendo mil deles participando diretamente das missões da gincana que incentivava os participantes a produzirem vídeos de curta duração como forma de conscientização da população no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

O envolvimento dos professores e alunos no projeto foi destacado pela professora Silvana, que apontou quatro ações fundamentais que foram postas em prática durante esse processo, classificado por ela de aprendizagem móvel. “Eles aprenderam a inspecionar a própria casa, separar objetos evitando o aparecimento de novos criadouros, selar as janelas para evitar a entrada de mosquitos e, acima de tudo, promover e participar de mutirões de limpeza, ‘arregaçando as mangas’ e entrando em guerra contra o mosquito”, disse Silvana.

A gincana consistiu em uma competição entre as escolas para engajar o maior número de pessoas em atividades de prevenção das arboviroses e na separação de material reciclável para doação aos catadores, a fim de reduzir os criadouros de mosquitos na cidade. Os estudantes participantes aprenderam como a plataforma móvel de combate ao Aedes funciona e pode ser uma aliada poderosa contra o mosquito. Uma das vencedoras das missões da gincana, a estudante Stheffany Martins, da Escola Irmã Joaquina Sampaio, não escondeu a satisfação em participar da iniciativa, além de prometer continuar inserida no combate às arboviroses.

“Esse projeto foi mais do que uma gincana. Para mim, foi uma mudança de comportamento para todos nós. Ele mostra os problemas, nos faz refletir sobre nosso papel e possibilita termos atitudes para mudar esse cenário. Se todos fizerem a sua parte, podemos vencer esse mosquito de uma vez por todas”, disse a jovem, que foi premiada com um smartphone. Além dos vencedores de cada missão, os outros estudantes que foram finalistas também receberam menções honrosas.

Participaram da solenidade de premiação do Zikamob o pró-reitor de Extensão da UEPB, professor José Pereira da Silva; e os professores Mércio Esperança, representante da Secretaria de Educação de Campina Grande, e Izabelly Dutra, representante da Secretaria de Educação do Estado da Paraíba. A premiação do projeto só foi possível a partir do apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) e da Secretaria de Educação do Estado, além do Conselho Britânico.

Confira a relação de todos os alunos premiados:

Missão 1 – Siga Nossas Redes Sociais
Guilherme Victor Pontos – Escola Professor Itan Pereira