Projeto Worktec e Agência de Inovação Tecnológica da UEPB lançam cartilha sobre propriedade intelectual

29 de outubro de 2019

O projeto de extensão “Worktec: Divulgação da Propriedade Intelectual e sua aplicação na Inovação Tecnológica”, em parceria com a Agência de Inovação Tecnológica (Inovatec) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), lançou a cartilha “Sou proprietário dos resultados da minha pesquisa? Uma análise sobre a
propriedade intelectual”.

Trata-se de material que tem por objetivo informar ao pesquisador em qual tipificação sua pesquisa pode ser protegida e quais os requisitos dessa proteção, assim como qual núcleo da Universidade é responsável pelo processo de registro. A cartilha está disponível no link http://bit.ly/cartilha_Worktec.

A propriedade intelectual é a área do Direito que, por meio de leis, garante a inventores ou responsáveis por qualquer produção do intelecto – seja nos domínios industrial, científico, literário ou artístico – o direito de obter, por um determinado período de tempo, recompensa pela própria criação.

Por diversas vezes, pesquisas derivam resultados que podem ser protegidos e que, por consequência, podem gerar ganho econômico e curricular ao criador. Entretanto, por falta de proteção, muitos resultados são copiados e utilizados sem a autorização do autor, que pouco pode fazer, porque sem a proteção adequada não há como se provar irrefutavelmente a anterioridade e a titularidade.

Essa proteção abrange marcas, patentes, desenhos industriais, softwares, novas variedades de plantas, direito autoral, circuitos integrados e indicações geográficas de maneira que suas conceituações estão dispostas na cartilha.