Projeto Química Solidária produz e doa 2 mil litros de álcool higienizante para auxiliar na prevenção da Covid-19

28 de maio de 2020

Uma ação conjunta da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Departamento de Química do Câmpus I, e o Conselho Regional de Química (CRQ) – 19ª Região, deu origem ao Projeto Química Solidária. A ação é voltada para doação de álcool em gel 70% INPM e álcool glicerinado 80% GL e vem sendo desenvolvida desde o início do mês de março, quando teve início a crise em saúde pública provocada pela pandemia de Covid-19. Trata-se de uma campanha de solidariedade que envolve, ainda, parcerias com entidades e empresas privadas, comprovando a importante inserção que os cursos de Química industrial e Licenciatura em Química mantêm junto ao setor produtivo regional.

Diante da pandemia, os insumos para fabricação do álcool em gel desapareceram do mercado, o que acarretou um desabastecimento nos estabelecimentos comerciais de todo o Brasil. Daí a intervenção do Conselho de Química para, junto com as universidades e institutos federais da Paraíba, fabricar álcool em gel e álcool glicerinado usando um protocolo único, com o apoio de empresas. As empresas parceiras disponibilizaram insumos e matérias primas para produção do higienizante, pelo Laboratório de Ensino e Tecnologia Química (LETEQ) da UEPB. Todo o álcool em gel e glicerinado produzido pela Universidade é certificado pelo Conselho Regional de Química (CRQ), o que garante a eficácia do produto.

Até o momento, o projeto já produziu e doou 2 mil litros de álcool higienizante. Para os professores do Departamento de Química envolvidos nesta ação solidária, se destaca o esforço e comprometimento em viabilizar o projeto, onde se evidencia a consciência responsável da atividade essencial que os químicos desenvolvem para a sociedade, também demonstrando a fundamental importância da Universidade Estadual da Paraíba para a melhoria da qualidade de vida da população, cumprindo seu papel social.

A equipe do projeto é composta pelos professores Maria de Fátima Nascimento de Sousa, Antonio Nóbrega de Sousa, Francisco Ferreira Dantas Filho, Gilberlandio Nunes da Silva e Antonio Augusto Pereira de Sousa. A fabricação teve início no dia 23 de março e as doações beneficiaram órgãos de saúde municipais, associações filantrópicas, instituições como Polícia Militar da Paraíba (PMPB) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), além de profissionais como caminhoneiros, que trafegam pelas estradas do Estado.

São parceiros do Projeto Química Solidária entidades como ADUEPB, APQ-CG, CRQ XIX e PaqTcPB, além de empresas privadas como a Alerta Segurança, Cachaça Pecado do Brejo, Cachaça Serra Preta, Cooprural-PB, Colégio Nossa Senhora de Lourdes, Incomplast Frascos, Fenoplast Embalagens, FUJI S/A Mármores e Granitos, Tinta Lux e Unimed Campina Grande.