Projeto educacional desenvolvido em parceria com Editora da UEPB é finalista do Prêmio Jabuti

27 de outubro de 2020

Pela segunda vez, a professora Patrícia Rosas é finalista do Prêmio Jabuti, considerado o maior prêmio literário nacional. Em 2018 a professora foi finalista com a Revista Tertúlia. Desta vez, a professora chegou à final da edição 2020 do prêmio com o projeto de leitura e escrita “Desengaveta Meu Texto”. Patrícia lecionou no Departamento de Letras da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e, atualmente, é professora supervisora no PIBID Letras UEPB/Escola CAIC.

O projeto finalista é desenvolvido em cinco escolas públicas de Campina Grande: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Nossa Senhora Aparecida, no bairro Mutirão; Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Major Veneziano, no bairro Acácio Figueiredo; Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Pinheiro, no José Pinheiro; Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Zuleide Cavalcante Porto, no bairro da Glória; e Escola Estadual de Ensino Fundamenta e Médio Poetisa Vicentina, no bairro do Jeremias.

A professora Patrícia comemorou o resultado e disse que estava feliz em saber que o projeto estava sendo mais uma vez reconhecido, levando o nome da educação pública da Paraíba para o cenário nacional. “Nossa expectativa já foi alcançada: ser reconhecida e compor a lista dos 10 melhores na categoria ‘Fomento à leitura’. O que buscamos agora é fortalecer as políticas públicas de leitura junto às escolas. A indicação ao Prêmio Jabuti pode trazer visibilidade para as escolas e bibliotecas escolares da periferia da nossa rede, principalmente para os anos finais do Ensino Fundamental” comentou.

Por causa da pandemia, em 2020 o projeto inovou e apostou no ‘Delivery literário’, com entrega de kit de leitura na casa do aluno e do professor. A Editora Universitária da UEPB é a grande parceira do projeto e fez a doação dos livros de literatura. O kit literário tem máscara, álcool em gel, livro, Revista Tertúlia e bombons. Os alunos leem e participam de jogos de leitura digital por meio do site do projeto (www.desengavetameutexto.org).

A Tertúlia teve sua 1ª edição pubicada em agosto de 2017. Exitoso, o projeto foi reconhecido pelo Jabuti por meio de seu segundo exemplar, que tratava sobre bullying. Conforme a docente, a Revista dispõe de um corpo editorial bastante variado, composto por docentes e discentes das escolas da rede estadual, professores da UEPB, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), entre outros.

O diretor da EDUEPB, professor Luciano Nascimento comemorou o resultado da parceria com o projeto da professora Patrícia que, segundo ele, constrói futuro na observação das gerações e a invenção de oportunidades para jovens, em regra, excluídos socialmente que sonham com o futuro.”As expressões não são outras senão as de a EDUEPB cumpre sua função de publicização do saber, conhecimento, cultura e ciência, promove sua política de acesso à leitura e demonstra suas ações de inclusão social”, destacou.

A cerimônia de premiação será on-line e transmitida ao vivo, no dia 26 de novembro, pelas redes sociais da Câmara Brasileira dos Livros (CBL). O prêmio Jabuti visa reconhecer e dar visibilidade a ações, projetos e iniciativas de caráter social, cultural ou tecnológico que despertem e estimulem a manutenção do interesse pela leitura e que sejam inclusivos e abrangente. Especialmente, prestigia ações dirigidas a despertar o interesse e capacitar novos leitores.

O projeto da professora Patrícia em parceria com a EDUEPB está concorrendo no eixo “Inovação”, na categoria “Fomento à leitura”. O vencedor na categoria será contemplado com uma estatueta Jabuti e a premiação em dinheiro no valor de R$ 5 mil.

Texto: Severino Lopes