Projeto do Curso de Odontologia oferecerá atendimento na Clínica Escola para servidores da UEPB

14 de setembro de 2020

Um projeto desenvolvido pelo curso de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está oferecendo atendimento dentário gratuito aos servidores do Câmpus I da Instituição. Com o título “A UEPB e o social com o servidor”, a iniciativa foi idealizada pelo professor Marcelino Guedes de Lima e pelo aluno extensionista José Ovídio Joaquim de Santana Neto, buscando oferecer ao servidor um atendimento odontológico de qualidade, com acesso rápido, fácil e que possibilite um maior aproveitamento do seu tempo de trabalho.

O projeto foi estruturado no final de 2019 e deveria ter começado a funcionar nos primeiros meses de 2020. Mas, devido à pandemia do novo coronavírus, teve que retardar as atividades. Assim, ele terá início logo após o retorno das atividades presenciais da Clínica Escola de Odontologia. O professor Marcelino Guedes explica que o projeto terá um relevante impacto social, uma vez que visa a melhoria da relação entre trabalho e saúde bucal, executando, preservando e recuperando a saúde da cavidade bucal dos servidores da Instituição.

As ações do projeto ocorrerão na Clínica Escola do Departamento de Odontologia da UEPB, com a colaboração de professores das seguintes especialidades: Cirurgia Bucal, Dentística, Periodontia, Endodontia e Prótese Dentária. Os atendimentos ocorrerão semanalmente, executados pelos alunos e sob orientação dos docentes. Professor Marcelino ressalta que, ao longo do projeto, espera-se obter uma maior e melhor cobertura de atendimento odontológico aos servidores do Câmpus I, com uma saúde bucal boa e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida. O projeto de extensão foi submetido em dezembro de 2019 e aprovado com cota de duração de um ano.

Graduando do 5º período de Odontologia, o estudante José Joaquim também destacou a importância do projeto para a saúde bucal dos servidores da UEPB. Ele observa que os servidores terão oportunidade de fazer um tratamento dentário de qualidade e enfatiza que os servidores, por muitas vezes, não conseguem manter sua saúde bucal em um padrão saudável devido à falta de tempo.

“O cidadão trabalhador contemporâneo é muito ocupado hoje em dia. E o projeto visa isso: um atendimento rápido e seguro aos servidores da UEPB, sem que tenham que faltar ao trabalho. Desse modo, podendo cuidar da sua saúde e do seu trabalho ao mesmo tempo, eles terão acesso a esses serviços indo até a Clínica Escola do Departamento de Odontologia, no Câmpus de Campina Grande. Quando a Clínica voltar a funcionar, basta o servidor fazer o agendamento e levar o cartão do SUS e sua carteira identidade”, explica.

Texto: Severino Lopes