Projeto de planejamento e gestão ambiental inicia implantação de mini bosque no Centro de Humanidades

1 de novembro de 2019

Como parte das atividades do projeto “Planejamento e Gestão Ambiental a partir da construção de um mini bosque”, desenvolvido no Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Guarabira, cerca de 100 pessoas, entre estudantes, professores, funcionários e voluntários da comunidade começaram a estruturar o projeto de paisagismo do Câmpus III. A primeira ação foi realizada no último dia 26 de outubro e já começou a mudar o aspecto do local.

O grupo que participou dos trabalhos foi coordenado pela professora Luciene Vieira de Arruda, do Departamento de Geografia e coordenadora adjunta do curso de Especialização em Geografia e Território – Planejamento Urbano, Rural e Ambiental; pelo professor Amarildo Henrique de Lucena; e pelas docentes Ivonildes da Silva Fonseca e Cleoma Maria Toscano Henriques, diretora e diretora adjunta do Centro de Humanidades, respectivamente.

Os participantes foram divididos em várias equipes, ficando cada uma responsável por realizar uma missão: limpeza do entorno do Câmpus; lavagem e transformação de material reciclável (pneus, garrafas pet, vasilhames plásticos) em balanços, jarros e regadores para serem utilizados no futuro bosque florestal; preparação da pista de caminhada; organização das pracinhas embaixo das árvores e das pracinhas em frente às placas de identificação do CH.

Durante a ação, foi elaborado um inventário das mudas de espécies vegetais doadas, reconhecimento e inventário das espécies vegetais já existentes, organização da farmácia viva, preparação do almoço comunitário e plantio das primeiras mudas (palmeiras, ipês e pau-brasil). A ação contou com a colaboração e doação de mudas da Empresa Paraibana de Pesquisa e Extensão Rural e Regularização Fundiária, da Empresa Miriri Alimentos e Bionergia S/A e da Empresa Guaraves de Guarabira, que enviou um trator para a limpeza do terreno.

Na continuidade do projeto, várias ações ainda serão realizadas e resultarão na montagem do bosque florestal, que tornará o espaço agradável e convidativo. Uma das ações consiste no plantio de mudas de várias espécies. Em forma de consórcio, o projeto ainda visa a inserção de pequenas hortas, jardins, de um orquidário e da farmácia viva, tudo devendo funcionar em sistema de adoção, onde um grupo de pessoas pode se organizar para cuidar dos espaços.

A implantação do sistema agroflorestal prevê, ainda, a revitalização da quadra poliesportiva, instalação de ambientes de convivência com pracinhas e fonte de água, além da construção de uma pista de caminhada, o que garantirá melhores condições para a prática de atividades saudáveis, além de bem-estar e convívio com a natureza. Nesse contexto, os envolvidos no projeto esperam tornar o mini bosque um lugar de contemplação da paisagem, lazer, relaxamento, aprendizagem sobre as questões ambientais, ecologia e alimentação saudável, procurando minimizar o estresse do dia a dia.

De acordo com a professora Luciene Arruda, a primeira ação do projeto, também batizado de “Humaniza Bosque”, surpreendeu a todos no Centro de Humanidades devido à participação da comunidade que se envolveu plenamente na iniciativa.

Texto: Severino Lopes