Projeto de extensão realiza formação para catadores de materiais recicláveis da grande João Pessoa

7 de maio de 2018

Este slideshow necessita de JavaScript.

Inspirado pelo ideal da educação que atua transformando vidas, o projeto de extensão “Mobilização, inclusão e formação de catadores/as de materiais recicláveis da cidade de João Pessoa: uma experiência necessária”, que é vinculado ao Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), tem desenvolvido ações, desde 2013, buscando melhorar as condições de trabalho e a situação de vida de catadores de materiais recicláveis da grande João Pessoa.

Dentre as atividades promovidas pelo projeto está o programa de formação, realizado desde dezembro de 2017 até junho de 2018, com duração de 320 horas, distribuídas em 10 oficinas com professores da UEPB e profissionais parceiros da iniciativa. Participam do curso representantes de cooperativas de São Rafael/ Santa Clara, Santa Rita (COREMM), Mandacaru (CATAJAMPA), Mangabeira (ACORDO VERDE), Mangabeira (ASCAMANG), Vale das Palmeiras (ACATAVALE), Comunidade do Timbó, Gervásio Maia e Empresa Paraibana de Abastecimento de Serviços Agrícolas (EMPASA), que atuarão como disseminadores do conhecimento.

As oficinas abordam os temas: “Educação ambiental, coleta seletiva e destinação dos resíduos”; “Gênero e relações de trabalho”; “Trabalho em Rede de Comercialização”; “Gestão dos EES e logística do caminhão”; “Gestão contábil junto a rede de comercialização e os EES”; “Contratação e gestão de contratos de prestação de serviços”; “Autogestão e empoderamento dos catadores/as; 8. Gestão de negócios sustentáveis”; “Política Nacional de Resíduos e Logística Reversa” e “Construindo a sustentabilidade dos EES”.

A contadora Valquíria Lira, responsável por ministrar o módulo sobre Gestão contábil, destacou a importância desse curso para proporcionar a autogestão das associações e cooperativas. “Estudamos questões como a organização dos documentos administrativos, a exemplo do livro caixa, como dar entrada no CNPJ e alvará de funcionamento do empreendimento, a necessidade do estatuto, enfim, prestados as principais orientações voltadas à legalização dos empreendimentos”, explicou.

Sobre o projeto

O projeto de extensão “Mobilização, inclusão e formação de catadores/as de materiais recicláveis da cidade de João Pessoa: uma experiência necessária”, é realizado há cinco anos com o objetivo de dar apoio para a formalização e organização em cooperativas, promover a alfabetização e o letramento e, assim, possibilitar melhores condições de vida para catadores de materiais recicláveis da Zona da Mata (João Pessoa, Bayeux e Santa Rita).

Além dessas ações de alfabetização, o projeto da UEPB, que é financiado pelo Ministério do Trabalho e pela Secretaria de Economia Solidária do Governo Federal, adquiriu um caminhão que auxilia na logística da atividade de cooperativas de catadores atendidas pelo projeto. Também foi organizado o Centro de Triagem e Coleta Seletiva da UEPB, localizado em Mandacaru, com um galpão destinado a servir de espaço de apoio ao público atendido pelo projeto, baias para a separação de resíduos e carrinhos destinados ao trabalho e uma sala de aula. Foram adquiridos, ainda, prensa, balança, Equipamentos de Proteção Individual, geladeira, fogão.

As atividades do projeto são acompanhadas por discentes do curso de Ciências Biológicas do Câmpus V da UEPB vinculados ao componente curricular “Educação Ambiental”.

 

Texto e fotos: Juliana Marques