Projeto de Extensão promove atividade de educação ambiental com estudantes do Ensino Médio
8 mar 2013
A- A+

Educação ambiental com estudantes do Ensino MédioDiscutir questões como ecologia, qualidade de água, conservação de biodiversidade, tendo como parâmetro a macrofauna do Rio Jaguaribe, é o principal objetivo da atividade voltada aos estudantes do Ensino Médio do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que será realizado nos dias 14 e 15 de março, no turno da tarde.

O encontro é fruto do projeto de Extensão “Experiências em educação ambiental e mobilização social como forma de instigar o pensamento científico”, realizado no laboratório de Ictiologia do Campus V, com a participação de 150 alunos do 3° ano do ensino médio e com financiamento do Programa de Apoio a Projetos de Extensão da UEPB.

Para a realização da atividade, foram convidados a apresentar a experiência na área de Educação ambiental os pesquisadores da UFMG, Marcos Callisto, Apolo Lisboa e Juliana França, que realizarão exercícios didáticos e lúdicos como forma de tornar acessível o conteúdo a ser repassado.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Ana Lúcia Vendel, esta atividade representa uma oportunidade de integração entre o curso de Ciências Biológicas e o ensino médio do Campus V da UEPB, inclusive no sentido de localizar dentre os estudantes participantes, possíveis candidatos ao Programa de Iniciação Científica Júnior (PIBIC Júnior).

“Certamente, atividades como esta podem atrair novos talentos para Laboratórios de Pesquisa em Biologia e motivar jovens futuros cientistas, favorecendo este elo entre Ensino Médio e Superior que tem sido muito estimulado neste ambiente comum de trabalho, desde o início de 2011, quando a UEPB instalou-se na Escola José Lins do Rêgo”, destacou a docente.