Projeto de difusão científica do CCBSA inicia, em junho, entrevistas on-line com pesquisadores do Câmpus V

28 de maio de 2020

Aprovado no Edital PROBEX – Cota 2019/2020, o projeto “Nas trilhas da difusão científica: a visibilidade dos projetos do Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba” iniciou suas atividades em novembro de 2019 com o objetivo de apoiar a realização de eventos e difundir, junto aos públicos interno e externo, as ações de pesquisa, extensão e monitoria vinculadas ao Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Integram o projeto a bibliotecária, mestre em Ciência da Informação, Danielle Harlene, que coordena a iniciativa; além da bibliotecária e doutoranda em Ciência da Informação, Liliane Braga Holanda; a assessora de comunicação e doutoranda em Ciência da Informação, Juliana Marques; a docente e doutora em Administração, Jacqueline Echeverría Barrancos; a docente e doutora em Ciência da Informação, Manuela Eugênio Maia; e os estudantes de Arquivologia, Gabrielle Torres e Douglas Santana.

Após finalizar o planejamento das atividades a serem efetivadas ao longo de 2020, a equipe do projeto realizou a primeira ação em março de 2020, durante a programação de recepção aos calouros do período letivo 2020.1, com uma exposição de banners premiados na Mostra Científica de aniversário do Câmpus V, de 2019, e a mesa de discussão “O estudante e os projetos universitários: vivências e experiências”.

Porém, com a chegada da pandemia de Covid-19 e determinação de distanciamento social, as atividades do projeto tiverem que se readequar. Para tanto, a partir do mês de junho, serão realizadas transmissões on-line com pesquisadores do Câmpus V que falarão sobre as ações que vêm sendo realizadas nesse período.

De acordo com a bibliotecária Danielle Harlene, essa será uma oportunidade de visibilizar as diversas iniciativas que vêm sendo tomadas no Câmpus V, utilizando os recursos disponíveis a partir das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). “Na atualidade, é perceptível o valor da visibilidade e o poder do retorno dela para a sociedade em geral. Então, acredito que é uma maneira de mostrar o valor da nossa Universidade para o povo paraibano que, muitas vezes, desconhece o que estamos fazendo e em que podemos contribuir. Por isso mesmo que, ao criar nosso perfil nas redes sociais, enfatizamos a nomenclatura ‘Ciência Aberta’, para fazer referência a esse modelo de prática científica que possibilita a disponibilização das informações em rede, ou seja, a Universidade vai além dos seus muros e se aproxima da sociedade”, destaca.

Assim, a partir do dia 1º de junho, às 19h, a cada 15 dias, no perfil do projeto no Instagram (@cienciaabertauepb), será realizada um live/entrevista com pesquisadores do Câmpus V. A primeira entrevista, com o título “Os desafios no desenvolvimento de medicamentos e vacinas para o combate à COVID-19”, será realizada com o pesquisador da UEPB e doutor em Síntese e Planejamento de Fármacos, Francisco Jaime Mendonça Júnior. Para assistir às lives/entrevistas basta acessar o perfil do projeto no Instagram, no horário indicado.

Texto: Juliana Marques