Programa CBN Universidade completa 100 edições divulgando produção científica e acadêmica da UEPB

Programa CBN Universidade completa 100 edições divulgando produção científica e acadêmica da UEPB
10 de agosto de 2020

No ar, divulgando a produção científica e acadêmica e formando futuros profissionais de Comunicação, o programa “CBN Universidade”, produzido por estagiários de Jornalismo e profissionais da Coordenadoria de Comunicação (CODECOM) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), além de alunos do Curso de Educomunicação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) que estagiam na CODECOM UEPB, está chegando à marca de 100 edições no próximo sábado, 15 de agosto.

O programa, que em setembro deste ano completa dois anos de existência, é veiculado todos os sábados, das 9h às 10h, da Rádio CBN Campina (103.5 FM). Nesse período já se transformou em um laboratório jornalístico para estudantes de Comunicação, sempre com a proposta de divulgar os projetos, programas e demais ações acadêmicas que a UEPB realiza. Com uma hora de duração, o “CBN Universidade” apresenta, semanalmente, informações de Direito e Cidadania; além de transmitir informes para a comunidade acadêmica, com destaque na pesquisa e no trabalho de extensão da UEPB.

Além de trazer temas atuais e de grande utilidade para a sociedade paraibana, o programa funciona como canal de comunicação entre as ações que são desenvolvidas pela UEPB e a população que é assistida em seus diversos níveis de atuação, seja no ensino, na pesquisa ou extensão.

O primeiro programa foi ao ar no dia 22 de setembro de 2018, graças a pioneira parceria entre a Universidade Estadual da Paraíba e a Rede Paraíba de Comunicação. Com o programa comemorativo do dia 15 de agosto, são 100 edições do matutino, que oferta aos ouvintes uma opção de acesso à comunicação de forma dinâmica, pautada no uso de ferramentas digitais de última geração e sintonizada com o processo de construção e difusão do saber.

A direção do programa é do coordenador de Comunicação da UEPB, jornalista Hipólito Lucena. A jornalista Isis Coelho, da equipe da CODECOM UEPB, é responsável pela supervisão e edição do programa. Durante os quase dois anos de existência, mais de 80 alunos já estiveram envolvidos no programa, tanto da UEPB como da UFCG, além de mais de 10 colaboradores entre profissionais da Comunicação da UEPB e professores da Instituição, que contribuem para a veiculação de um produto de qualidade, pautado nos princípios éticos do jornalismo e do respeito à sociedade.

Atualmente, o programa é apresentado por Natasha Leoni, estudante de Educomunicação da UFCG. Com o programa chegando a sua 100ª edição, Natasha diz que “apresentar o CBN Universidade está sendo uma experiência gratificante”. Ela ressalta que se trata de um espaço de aprendizado muito relevante para o desenvolvimento pessoal e profissional do aluno de Comunicação, com cada programa sendo gravado com muito carinho e dedicação.

Como a apresentação do CBN Universidade é compartilhada para que mais pessoas possam ter esta experiência, inicialmente Natasha dividia a apresentação com os graduandos Luanna Albéria e Ricardo Júnior. Ela iniciou as gravações dos testes em meados de março, antes da pandemia de Covid-19, mas desde a determinação de distanciamento social, ela assumiu a apresentação do CBN Universidade para diminuir a circulação de pessoas nos estúdios de gravação da CODECOM. A primeira apresentadora foi Carol Santos. Formada pela UEPB, a jornalista fez parte do projeto em seu início e, hoje, graças a experiência obtida como estagiária da CODECOM, bem como na produção e apresentação do “CBN Universidade”, garantiu espaço no competitivo mercado de trabalho.

Idealizador do programa, o jornalista Hipólito Lucena enfatiza que o “CBN Universidade” foi um grande desafio que se transformou em uma grata e profícua realidade. Ele destaca que o programa tem proporcionado aos futuros jornalistas conhecer toda a logística de produção de um programa jornalístico. A CODECOM se transforma em uma redação, que possibilita aos estudantes prepararem pautas, redigir matérias e gravar entrevistas. Ele também frisa a parceria que a CODECOM realizou, proporcionando que estudantes da UFCG também possam fazer parte do programa e contribuir para o projeto jornalístico.

Editora do programa, a jornalista Isis Coelho ressalta que mesmo em um momento que alguns programas pararam as atividades ou diminuíram a produção, o “CBN Universidade” se manteve firme. Ela lembra que o programa se adaptou à realidade do distanciamento social e segue no ar sem interrupção. “Passamos a pensar pautas que pudessem ser feitas de casa, usando as redes sociais e dispositivos móveis para fazer contato com os entrevistados. Os repórteres também passaram a gravar textos em locais de suas residências, se adaptando ao momento da pandemia”, conta Isis.

Para o reitor Rangel Junior, a marca de 100 edições do “CBN Universidade” é motivo de alegria. Ele recorda como o programa começou a se tornar uma realidade, nas discussões iniciais para o estabelecimento da parceria entre a Rádio CBN Campina e a UEPB. “Lembro, em um primeiro momento, no diálogo com o empresário Eduardo Carlos, quando fomos tratar da parceria da UEPB para produção de mudas e celebração dos 30 anos da Rede Paraíba de Televisão e discutíamos os espaços e as potencialidades da Universidade no sentido da comunicação e de como nós tínhamos conteúdo produzido e conteúdos a produzir com boas notícias para o povo da Paraíba o tempo todo, diariamente. Nesse diálogo ficou consignado, a partir de propostas do próprio empresário Eduardo Carlos, que iríamos avaliar a possibilidade de a UEPB ter uma parceria para inserção de espaço de publicidade, mas também de publicação dentro da grade de programação da Rede Paraíba de Comunicação”, lembra o reitor.

“A partir daí e até chegar a proposta do ‘CBN Universidade’, levou um tempo, mas tudo construído com muita maturidade, com muito diálogo de ordem técnica, muitas avaliações, muitas construções e reconstruções e muitos ajustes. Toda equipe da Rede Paraíba de Comunicação teve o envolvimento e o compromisso muito grande. E toda equipe de Comunicação, da Coordenadoria de Comunicação da UEPB também teve o envolvimento essencial, muito compromisso. Abriu-se um campo novo na comunicação na região de Campina Grande com o ‘CBN Universidade’, produzido e dirigido pela CODECOM UEPB, mas também, e principalmente, com a participação direta dos estagiários de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba e de Educomunicação da UFCG”, conta Rangel.

O reitor destaca que os resultados são extremamente positivos e parabeniza o “CBN Universidade” pelos 100 programas no ar. “Parabéns a Rede Paraíba de Comunicação. Parabéns a todas as pessoas que trabalharam e se dedicaram, aos estagiários, jovens que já estão, muitos deles inclusive, em destaque no campo de trabalho, já profissionalmente, dando uma contribuição muito grande na Comunicação de um modo geral de toda a Paraíba. Certamente, o programa ajuda também a formar a cada dia mais e melhores profissionais para o mundo da Comunicação na Paraíba e no Brasil. Parabenizo e agradeço a toda a equipe da Rede Paraíba de Comunicação, ao empresário Eduardo Carlos e a toda equipe de Comunicação da UEPB que nunca mediu esforço para o sucesso do ‘CBN Universidade’ que, em última instância, é o êxito e o sucesso da Universidade Estadual da Paraíba”, ressalta.

O jornalista da Rede Paraíba de Comunicação, Carlos Siqueira, reforça que o “CBN Universidade” consiste em um espaço importantíssimo não apenas para os estudantes de Jornalismo da UEPB, mas, sobretudo, por mostrar projetos da Universidade para a sociedade. “A gente sabe que na Universidade são produzidos conteúdos importantes que a sociedade precisa tomar conhecimento. E a Rádio CBN, a rádio que toca notícias, é esse espaço importante, não apenas para a prática do bom jornalismo, através dos estudantes de Jornalismo, como também e, principalmente, para informar ao grande público sobre o que se passa no âmbito universitário, os projetos inovadores no âmbito da academia”, destaca.

Ao chegar no programa de número 100, o “CBN Universidade”, segundo Siqueira, demonstra ser um espaço de grande utilidade pública. O jornalista salienta que tem observado no programa que os estudantes de Jornalismo estão sempre mostrando e exibindo para a sociedade as reportagens mais importantes do âmbito da academia e frisa que quando a Universidade consegue mostrar para a sociedade o que está fazendo, o conteúdo ganha uma conotação ainda maior.

Texto: Severino Lopes