Programa Adote uma Árvore lança edital para alunos interessados em participar de projetos de arborização

22 de janeiro de 2021

A coordenação do Programa Adote uma Árvore da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que funciona em ação conjunta com a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), lançou edital contendo as normas para o processo de seleção de alunos bolsistas e voluntários para atuarem nos projetos na área de arborização. Estão sendo ofertadas quatro vagas para alunos bolsistas e até 36 para voluntários. Cada projeto oferecerá uma bolsa no valor mensal de R$ 400 para alunos selecionados que cumprirão carga horária individual de 12 horas semanais. Adicionalmente, serão ofertadas até nove vagas para acadêmicos interessados em participar voluntariamente de cada projeto.

As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, através de formulário eletrônico disponível neste link, e estão abertas entre os dias 22 e 27 de janeiro. Os candidatos poderão optar por concorrer à bolsa em um dos seguintes projetos: “Bosque da poesia: natureza e cultura do bioma caatinga no cariri paraibano”; “Velho pé de jenipapo: etnobotânica e educação patrimonial como estratégia do Jardim Botânico da UEPB para a preservação do patrimônio genético associado ao conhecimento tradicional em comunidades quilombolas do Estado da Paraíba”; “Farmácia Viva: saúde e bem estar para comunidade escolar”; e “Inventário Arbóreo e Arborização de Praça em Campina Grande”.

O programa de arborização “Adote uma Árvore” já existe há 14 anos, e nesse período tem contribuído para garantir ar puro, clima agradável e muita sombra na cidade de Campina Grande. Idealizado pelo professor e biólogo Ivan Coelho Dantas, o programa já cultivou e distribuiu nesse período mais de 400 mil mudas, em Campina Grande e cidades do compartimento da Borborema, contribuindo assim para diminuir o deficit de árvores nesses municípios, bem como colaborar com o meio ambiente paraibano. O programa mantém uma produção de mudas no viveiro do Jardim Botânico Professor Ivan Coelho Dantas.

Confira o edital da seleção clicando AQUI.

Texto: Severino Lopes