PROGRAD informa sobre procedimentos para envio de dados de formandos para Portal das Placas

23 de maio de 2018

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) recorda a toda a comunidade acadêmica que, com o apoio da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), vem empreendendo ações para a reestruturação e modernização dos sistemas de registro e gestão acadêmica da graduação, como a criação do Portal Virtual de Placas de Formaturas (Portal das Placas), que está disponível desde o semestre letivo de 2016/2.

O Portal das Placas constitui-se um espaço digital onde são registrados e tornados públicos arquivos de texto, imagem e vídeo das turmas concluintes, no intuito de perpetuar e tornar acessível, em qualquer hora e lugar, os seus momentos mais memoráveis. A sua concepção compreende que, em tempos de tão avançadas tecnologias de informação e comunicação, os registros da vida estudantil e dos êxitos que a acompanham precisam conformar-se às exigências da acessibilidade universal da cibercultura, no sentido de sua publicidade para a socialização e integração das turmas concluintes, perpetuando assim as melhores lembranças em um espaço onde terão maior visibilidade.

Desta forma, o Portal das Placas possibilita aos formandos a criação de um acervo textual e imagético maior do que a tradicional placa afixada na parede, com a vantagem de que esse acervo não se deteriora com o tempo, permanecendo publicamente acessível a partir de qualquer terminal conectado à internet.

É importante ressaltar que o Portal das Placas não impedirá a afixação das placas nas paredes dos centros – com exceção das paredes da Central de Integração Acadêmica, onde não é permitida. Porém, a placa virtual apresenta-se como uma alternativa mais econômica para os formandos, ao tempo em que, em substituição da placa tradicional, evita o esgotamento do espaço físico pelo acúmulo de material afixado e, consequentemente, a geração de poluição visual.

O infográfico abaixo explica como devem proceder os formandos para a elaboração de suas placas virtuais. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (83) 3315-3350.