PROGRAD informa sobre edital para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes 2019

5 de julho de 2019

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) informa que foi divulgado, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o edital com as regras e o cronograma para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019. O documento detalha as instruções e as datas de todas as etapas do exame, que será aplicado junto aos estudantes dos cursos de graduação do ano I do ciclo avaliativo do Enade.

A inscrição dos estudantes é responsabilidade dos coordenadores de curso e vai até o dia 11 de agosto. Este ano serão avaliados os estudantes dos cursos de Bacharelado em Ciências Agrárias, Ciências da Saúde e áreas afins; Engenharias e Arquitetura e Urbanismo; e dos cursos superiores de tecnologia nas áreas de Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia, Recursos Naturais, Militar e Segurança. As provas serão aplicadas no dia 24 de novembro.

Devem ser inscritos no exame os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos que fazem parte das áreas avaliadas em 2019. Os ingressantes ficam dispensados de participar do exame, mas precisam ser inscritos. Já os concluintes precisam participar para terem direito a colar grau acadêmico. A participação no Enade envolve responder ao Questionário do Estudante e fazer a prova.

A prova do Enade tem duração de quatro horas e é composta por dez questões de Formação Geral e 30 questões de Componente Específico de cada área de avaliação. As questões discursivas do componente de Formação Geral avaliam aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto. O que é avaliado no componente específico está listado nas portarias de cada área, já publicadas e disponíveis para consulta no Portal do Inep.

Para ter acesso ao cronograma e ao edital com as regras do exame, clique AQUI.