PROGRAD informa sobre editais de Iniciação à Docência e Residência Pedagógica lançados pela Capes

15 de janeiro de 2020

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) informa aos coordenadores de cursos e estudantes dos cursos de licenciaturas da Instituição que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (Capes) lançou, no dia 6 de janeiro, os editais dos programas de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica que disciplinam o processo de submissão e seleção dos projetos institucionais para as referidas iniciativas.

Nos próximos dias, a PROGRAD publicará o edital institucional com as orientações para a seleção dos coordenadores de áreas e professores orientadores para os subprojetos propostos a partir dos cursos de licenciaturas da Universidade. A exemplo dos editais anteriores, é necessário o compromisso institucional para a expansão territorial dos subprojetos, sinalizando para a necessidade de atuação em cidades fora das sedes dos câmpus da UEPB.

Em relação aos últimos editais do PIBID e da Residência Pedagógica, lançados em 2018, observa-se que houve uma significativa redução no número total de bolsas. Em 2018 foram ofertadas 90 mil bolsas. Este ano a oferta é de 60.192 bolsas. Além disso, a nova proposta da Capes define como áreas prioritárias para a Iniciação à Docência e para a Residência Pedagógica as licenciaturas em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Física, Química, Biologia e Alfabetização.

As áreas das licenciaturas em Artes, Educação Física, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Geografia, História, Informática, Sociologia, Filosofia e as licenciaturas Intercultural Indígena em Educação do Campo e Pedagogia são definidas pela Capes como áreas gerais.

O PIBID é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores, do Ministério da Educação (MEC), que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas. Para concorrer no referido edital, os licenciandos da UEPB precisam estar regularmente matriculados na primeira metade do curso.

A Residência Pedagógica é outra das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. Desta forma, nesse edital podem concorrer licenciandos que estejam na segunda metade do curso.

Os editais dos programas podem ser conferidos nos links abaixo: