PROGEP continua com serviço remoto de escuta psicológica para técnicos administrativos e docentes

14 de setembro de 2020

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) da Universidade Estadual das Paraíba (UEPB) informa aos servidores da Instituição que continua promovendo o serviço de escuta psicológica de forma on-line e com hora marcada, através do setor Desenvolvimento de Pessoas. A ação atende docentes e técnicos administrativos e visa promover um lugar seguro e de acolhimento.

Desde o início da pandemia já foram realizadas 32 escutas psicológicas e os devidos encaminhamentos já foram providenciados, conforme as especificidades de cada servidor. O setor ressalta que o atendimento é um lugar seguro para que os servidores possam se sentir acolhidos e protegidos em suas demandas emocionais e psíquicas.

O serviço de escuta psicológica aos servidores já acontecia presencialmente, por meio de projeto de extensão em parceria com a Clínica Escola de Psicologia da UEPB. Este já existe há mais de 10 anos, com atendimento à comunidade externa. Com as atividades presenciais pausadas, mas com o trabalho remoto continuado, gerando outras implicações no cotidiano dos servidores, o setor de Desenvolvimento de Pessoas resolveu continuar o serviço de forma on-line.

“Durante um período de crise é normal sentir-se assustado, triste, ansioso, cansado, irritado. Nestes casos, conversar com alguém em quem você confia pode ajudar. Porém, quando sentir que não é possível dar conta de todas estas emoções, procurar uma escuta e ajuda qualificadas é sempre a melhor alternativa. Por isso, colocamos à disposição dos servidores da UEPB este serviço”, destaca Paula Andrade, psicóloga da PROGEP.

De acordo com uma das pessoas atendidas, “o serviço foi de suma importância durante meu processo de gerenciamento emocional nesse período de estresse laboral, acentuado durante o período da pandemia”, declarou.

Contato

O sigilo é um preceito básico para a atuação dos psicólogos, de modo que tal demanda é acolhida exclusivamente pela psicóloga do setor de Desenvolvimento de Pessoas, Paula Andrade. Técnicos administrativos e professores com interesse neste serviço devem enviar solicitação de atendimento para o e-mail paulaandrade@servidor.uepb.edu.br, informando dados como nome completo, matrícula institucional, número de telefone e indicação de horários disponíveis para o atendimento virtual. A psicóloga retornará a mensagem, marcando a escuta.

Texto: Juliana Rosas