Equipes da USP e UFCG visitam UEPB para conhecer modelo de estágio e atuação da assessoria de imprensa

4 de outubro de 2017

Professores e estudantes do curso de Educomunicação da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP) e do curso de Educomunicação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) visitaram, na manhã desta quarta-feira (4), a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) com objetivo de conhecer como funciona o sistema de estágio de estudantes de Jornalismo da Instituição, bem como o trabalhado de assessoria de imprensa da Universidade.

As equipes da USP e da UFCG foram recebidas pelo coordenador de Comunicação da UEPB, jornalista Hipólito Lucena, que apresentou como funciona o modelo de estágio da Coordenadoria de Comunicação (CODECOM) da UEPB, que proporciona aos futuros jornalistas atuar nas coberturas de eventos da Instituição, além de outros projetos do Departamento de Jornalismo.

O grupo visitou as salas da Rádio e da TV UEPB, bem como a Redação e o Núcleo de Criação e Mídia do setor, onde trocaram experiências com jornalistas e futuros profissionais da área. Professor Claudemir Edson Viana, da USP, explicou que a visita didática é fruto de um programa desenvolvido pela instituição paulista, que visa proporcionar aos estudantes de Educomunicação o conhecimento sobre os bacharelados em Comunicação de outros estados.

A proposta da visita desta quarta-feira foi colher os dados dos estágios em Jornalismo das instituições paraibanas e fazer um comparativo com o curso da Escola de Comunicação a Artes. “O objetivo principal é fazer essa análise comparativa, mas também possibilitar essa aproximação com professores e alunos de outros cursos, visando futuramente um intercâmbio mais intenso entre os docentes e discentes de ambos os cursos”, explicou o professor Claudemir.

A equipe da USP que visitou a UEPB foi composta pelo professor Claudemir Edson Viana e as estudantes Denise Oliveira e Graciele Almeida Oliveira. Já o grupo da UFCG foi formado pelo professor Diogo Lopes de Oliveira e pela estudante Tháscilla Oliveira.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Giuliana Rodrigues