Professores do Centro Artístico Cultural ministram aulas remotas durante período de distanciamento social

15 de maio de 2020

Ruidoso e vivo, por suas dezenas de atividades dedicadas à dança, música, canto, teatro e artes plásticas, o prédio do Centro Artístico Cultural (CAC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, foi silenciado devido ao distanciamento social imposto pela Covid-19. Contudo, para que os mais de 900 alunos do CAC não ficassem sem aulas, os professores do local criaram um canal no YouTube e estão dando preleções remotas. A iniciativa é da Pró-Reitoria de Cultura (Procult) da Instituição.

Responsável por três turmas de Dança para a Terceira Idade que, juntas, dispõem de 170 alunos, o professor Paulo Costa afirma que a ferramenta tem se revelado bem-sucedida. “É muito importante para que eles sigam com o ritmo que tínhamos antes, por meio das preleções presenciais. Ministramos vários tópicos, a exemplo de alongamentos e coreografias, objetivando que mantenham o foco na saúde e no fortalecimento do corpo e da mente, afinal é esse conjunto que colabora para uma boa imunidade”, ressalta.

Paulo explana que a adesão é progressiva e bastante proveitosa. “Ficamos alegres quando eles dizem que estão fazendo os exercícios, que estão suando, que não estão ociosos. Alguns não eram usuários do YouTube, não tinham o costume de usá-lo, mas se inscreveram ou buscaram a ajuda de familiares para isso. Então, a gente se sente feliz, porque, em um período difícil como esse, de algum modo estamos influenciando para que haja uma melhoria no cotidiano dessas pessoas, otimizando a prática delas, respondendo dúvidas e transmitindo o que sabemos”, diz.

Professor do curso de Percussão Regional, Erivan Ferreira conta que viu de uma maneira extremamente positiva a criação do Canal, pela possibilidade de estar perto dos quase 70 estudantes que assistem suas aulas. “Para mim, assim como para boa parte deles, é uma experiência nova. Claro que não é a mesma coisa que do jeito presencial, mas está dando certo, eles gostaram da ideia e continuam aprendendo. Os alunos, desde o menor, que tem 10 anos, até o mais experiente, com 80, estão absorvendo as aulas satisfatoriamente”, acrescenta. Para Erivan, agora, mais do que nunca, a arte é relevante, pois estimula a criatividade, desanuvia pensamentos negativos e pode tirar um pouco da ansiedade causada pela realidade adversa, vivenciada neste momento.

O Canal configura-se também como uma vitrine para que toda a comunidade conheça as ações do CAC e tenha acesso a elas, com alguns conteúdos facilmente assimiláveis. Além desse recurso, os professores do Centro fornecem instruções aos estudantes e os ajudam nas atividades através de outras redes sociais, a exemplo do WhatsApp e Facebook, com o intuito de cultivar a rotina de aprendizagem e auxiliar na evolução dos alunos.

Assíduas no Canal, as alunas Graça Nóbrega, Astrogilda Medeiros e Socorro Cunha apontam o quão benéfica a novidade se revelou em suas quarentenas. As três elogiaram o trabalho dos docentes do CAC e asseveraram acompanhar cada vídeo enviado. Confira AQUI o Canal Procult Cursos.

Texto: Oziella Inocêncio