Professora da UEPB ministra conferência sobre mulheres na Ciência em evento internacional

5 de março de 2021

Com o título “A Mulher e a Ciência”, a conferência de abertura da Live Internacional “Mulheres da Amazônia que fazem a história: na Ciência, na Educação, na Cultura, na Saúde, na Política e na Comunidade Local – Retratos, Memórias, Histórias de Vida e Biografias”, será proferida pela professora do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Elizabete Carlos do Vale. O evento acontece neste sábado (6), às 14h.

A professora Elizabete do Vale fará a conferência a convite do Instituto de Pesquisa e Estudos Culturais e Ambientais Sustentáveis da Amazônia (IPEASA) e do Museu Aracy Paraguaçu, ambas instituições com sede no estado do Pará e organizadoras do evento. A temática se agrega às comemorações do Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, e também, como lembrou a professora Elizabete, ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, data estabelecida em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e celebrado recentemente, em 11 de fevereiro.

A docente aproveitará tais efemérides para discorrer sobre as mulheres na Ciência, trazendo sua experiência de pesquisa e ensino, especialmente do componente curricular Ensino de Ciências, que ministra na UEPB, para compor sua fala e fazer uma reflexão não somente da equidade de gênero, mas também sobre a invisibilidade da mulher neste campo. “Primeiramente, pretendo fazer um resgate da história das mulheres cientistas, contrapor o argumento de que a mulher não tem capacidade para a Ciência e trazer a perspectiva da educação popular do pedagogo Paulo Freire sobre pessoas invisibilizadas”, explicou Elizabete do Vale.

A live será realizada via plataforma Google Meet e os participantes receberão o link 30 minutos antes do início da transmissão. Mais informações sobre o evento em ipeasa.org@gmail.com, ou pelo site https://ipeasa.org.

Texto: Juliana Rosas