Professor da UEPB é premiado no maior evento de reconhecimento aos profissionais de Saúde do Brasil

10 de dezembro de 2020

O professor Tiago Almeida, do departamento de Estatística da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), conquistou o primeiro lugar na premiação do maior evento de reconhecimento aos profissionais de Saúde do Brasil que lutaram contra o Coronavírus no ano de 2020. Trata-se do Prêmio Abril & Dasa de Inovação Médica Especial Covid-19. A premiação aconteceu na noite desta quarta-feira(9), de forma on-line, através das redes sociais da Veja Saúde e da Dasa. Mais de 25 mil pacientes com Covid-19 foram envolvidos na pesquisa.

Vencedor na categoria “Inovação em Prevenção”, o trabalho intitulado “IACOV-BR: Inteligência Artificial para Covid-19 no Brasil”, foi desenvolvido pelo grupo de pesquisa do Laboratório de Big Data e Análise Preditiva em Saúde (LABDAPS), da Faculdade de Saúde Pública (USP), liderado pelo professor Alexandre Chiavegatto Filho, no qual o professor Tiago Almeida é integrante. “Temos trabalhado intensamente na coleta com hospitais parceiros e mesmo de forma remota no desenvolvimento dos algoritmos. O Labdaps da USP tem dado todo suporte”, afirmou o professor Tiago.

O trabalho premiado consiste no desenvolvimento de um algoritmo de inteligência artificial que, através dos dados clínicos iniciais de um paciente com suspeita de Covid-19 que acaba de dar entrada em um hospital, é capaz de prever a evolução da doença nos próximos dias, inclusive se o quadro tem potencial para levar o paciente à UTI. A ideia é otimizar a utilização das melhores decisões clínicas e administrativas para evitar que o caso clínico evolua mal. Essa tecnologia será especialmente importante no caso do SUS, ao permitir auxiliar em decisões clínicas em locais remotos do país que nem sempre possuem todos os especialistas e os equipamentos necessários.

Os algoritmos de inteligência artificial são também na sua maioria gratuitos para uso e desenvolvimento, o que torna essas técnicas custo-efetivas se comparada com outras novas tecnologias da saúde. O desenvolvimento de um aplicativo para a utilização do algoritmo está em andamento. Esta nova ferramenta se chamará RandomIA e vai facilitar o acesso às análises mostrando em telas de celulares e tablets o prognóstico de cada caso contemplado. O desenvolvimento do aplicativo tem contado com o apoio de, dentre outras instituições, da FAPESQ-PB.

IACOV-BR: Inteligência Artificial para Covid-19 no Brasil
Com tantas e tão diversas manifestações da infecção pelo Coronavírus, e diante de recursos finitos, muitas vezes as equipes médicas encaram um dilema: quem precisa ser acompanhado mais de perto em ambiente hospitalar? E quando é possível indicar com segurança que a recuperação seja feita em casa? Para assessorar nessa decisão, cientistas da Faculdade de Saúde Pública da USP criaram a rede Inteligência Artificial para Covid-19 no Brasil (Iacov-BR).

“Usando as características clínicas do paciente coletadas no momento da triagem, logo após o resultado positivo para Covid-19, o algoritmo consegue apontar com alto grau de acurácia a provável evolução do quadro, ou seja, se essa pessoa vai precisar de ventilação mecânica, ser internada em UTI ou se é alto o risco de óbito”, explica Alexandre Dias Porto Chiavegatto Filho, um dos idealizadores da plataforma.

De posse dessas informações, o médico monta o plano terapêutico mais adequado para reduzir o risco de complicações. No Brasil, essa tecnologia pode ser especialmente útil na priorização de internações e monitoramentos em locais remotos, onde nem sempre se especialistas, vagas e equipamentos hospitalares suficientes nos serviços públicos de saúde.