PROEST segue com atendimento on-line de Psicologia para estudantes durante período de isolamento social

21 de agosto de 2020

A Pró-Reitoria Estudantil (PROEST) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Setor Psicossocial, segue disponibilizando atendimento psicológico on-line e com hora marcada para os estudantes que desejarem buscar apoio durante o período de isolamento social, em decorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus.

Os interessados no atendimento devem enviar e-mail para o endereço setorpsicossocialuepb@gmail.com com a solicitação, informando nome completo e telefone para contato. A equipe do Setor Psicossocial da PROEST retornará o email e fará o agendamento para iniciar o atendimento.

Nesse momento no qual o Brasil e o mundo vivenciam o grave problema de saúde causado pela Covid-19, a equipe psicológica da PROEST ressalta que, com o novo coronavírus, chegou também grandes mudanças nas vidas das pessoas, com alteração na rotina, na forma de se relacionar com as pessoas que amam, no ritmo acadêmico, entre tantas outras coisas.

A Pró-Reitoria Estudantil entende que todo esse cenário, somado ao isolamento social em que boa parte das pessoas se encontra, impacta na saúde mental e, pensando nisso, o setor também compartilha algumas recomendações do Departamento de Saúde Mental da Organização Mundial da Saúde (OMS). São algumas delas:

• Caso você esteja se sentindo muito ansioso ou angustiado, reduza a leitura ou o contato com notícias que possam ser uma fonte de estresse e/ou um gatilho para sentimentos desagradáveis. Você pode separar um momento do dia para buscar informações em fontes de notícias CONFIÁVEIS e depois se distanciar dessas fontes até o dia seguinte. Recebeu alguma informação através das redes sociais? Cheque antes de compartilhar, fake news só ajudam a propagar mais pânico, angustia e estresse.
  • Fortaleça sua rede de afetos ligando para aquelas pessoas que você ama, mas está distante por causa do isolamento. Um gesto de apoio ajuda não só aquele que o recebe, mas também àquele que dá. Alguma das pessoas de sua rede é um profissional da área de saúde que está atuando no combate ao Coronavírus? Aproveite a ligação e lhe faça uma homenagem, agradecendo por seus esforços e se colocando a disposição para alguma ajuda, caso seja preciso e você possa.
  • Segundo o Ministério da Saúde, desde que estejamos fisicamente bem, não apresentemos nenhum dos sintomas relacionados ao COVID-19 e evitemos aglomerações, caminhar na rua, passear com um cachorro, brincar ou se exercitar ao ar livre são atividades recomendadas para a manutenção de nossa saúde física e mental. O importante é lembrar de manter a distância de outras pessoas e de nos higienizar ao voltar para casa (tire os calçados antes de entrar, vá direto para o banho e higienize roupas, calçados, chaves, óculos, celulares e qualquer outro objeto trazido com você).
  • Sempre que possível, tente manter a rotina mais próxima daquela realizada antes da pandemia. Não dá? Tente criar novos hábitos e práticas, às vezes esse pode ser o momento de desengavetar o sonho de aprender um hobbie ou uma atividade física.
  • Esteja sempre atento aos seus sentimentos. Ao perceber que algo não vai bem, procure ajuda.

Essas são apenas algumas das orientações dadas pela OMS. Os interessados em ter acesso ao conteúdo completo podem acessar o link https://news.un.org/pt/story/2020/03/1707792.

Imagem: Site da Sociedade dos Psicólogos