PROEAD reúne alunos da graduação em Gestão Pública – Tecnólogo/EAD para discutir sobre retorno de atividades

17 de abril de 2019

A Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância (PROEAD) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) reuniu, na manhã desta quarta-feira (17), no Auditório do Departamento de Psicologia, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, os alunos matriculados no curso de graduação em Gestão Pública – Tecnólogo/EAD para tratar de questões relacionadas ao reinício das atividades do curso. Durante o encontro, foram debatidos pontos relativos às pendências que instituições e municípios parceiros têm com a UEPB, bem como a reoferta de disciplinas para os alunos que não alcançaram as metas dos componentes curriculares.

Sobre as questões administrativas, a professora Eliane Moura, pró-reitora de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância, disse observar que todos os envolvidos nesse projeto de capacitação de servidores públicos estão engajados para sanar as pendências e que há uma possibilidade real de, até o começo do mês de maio, as aulas serem retomadas. “Hoje nós temos 308 alunos matriculados e não podemos deixar que esse projeto fique à beira do caminho. Estamos dialogando com nossos parceiros para resolver todas as pendências administrativas para as aulas serem reiniciadas”, confirmou a pró-reitora.

Em relação aos assuntos pedagógicos, a professora Geuda Gonçalves tirou dúvidas dos graduandos sobre a reabertura de disciplinas, dispensa de estágio supervisionado, carga horária das atividades extracurriculares, escolha de temas para o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), escolha de orientador, conclusão do curso e formatura. Estão inseridos nesse projeto servidores de 34 municípios paraibanos, incluindo os 61 técnicos administrativos da UEPB, 50 servidores do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e ainda prefeitos e secretários de Educação das prefeituras conveniadas, além dos tutores e demais profissionais envolvidos para que todas as questões referentes ao curso sejam abordadas.

O curso de Graduação em Gestão Pública – Tecnólogo/EAD da UEPB tem duração de dois anos e seu conteúdo é distribuído em 1.615 horas/aula. O curso conta com cinco tutores, foi aprovado pelo Conselho Universitário (Consuni) e pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), com um planejamento que envolveu várias pró-reitorias. O objetivo é formar tecnólogos em Gestão Pública, do ponto de vista científico, cultural e tecnológico, através de estratégias e tecnologias de Educação a Distância para trabalharem no setor público, de modo que haja melhora da qualidade da prestação dos serviços ao promover maior qualificação profissional dos agentes públicos, além de ser uma oportunidade de aumento de escolaridade dos servidores que possuem apenas o Ensino Médio.

Texto e fotos: Givaldo Cavalcanti