Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa lança Programa Institucional de apoio à produção científica

23 de fevereiro de 2021

Como forma de estimular a produção científica na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) da Instituição publicou edital convocando os pesquisadores a apresentarem propostas para receberem auxílio financeiro à publicação de artigos em periódicos científicos de elevada qualificação. O Programa Institucional de apoio à produção científica será direcionado, exclusivamente, os pedidos de publicação de artigos em periódicos classificados com Qualis A1, A2 e A3, de acordo com as normas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Podem participar da inciativa servidores da UEPB credenciados como docente do corpo permanente junto a um dos Programas de Pós-Graduação, e que não possua pendências em programas de apoio à pesquisa. Cada pesquisador, seja na condição de autor ou coautor do artigo, poderá encaminhar, no máximo, uma proposta de solicitação de apoio à publicação em periódico com Qualis A3. Não há restrição por autor quanto ao número de solicitações de apoio à publicações em periódicos com Qualis A1 e A2, porém, cada pesquisador poderá fazer apenas uma solicitação de apoio de cada vez, respeitando o intervalo de quatro meses entre as solicitações.

Para atender aos objetivos do edital, estão previstos recursos no valor de até R$ 150 mil reais, financiados com recursos do duodécimo. As propostas podem ser encaminhadas até a data limite de empenho, ou até o limite financeiro disponibilizado, através do SUAP, via processo eletrônico. O pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, professor Francisco Jaime, lembrou que a UEPB há algum tempo já tem uma política voltada para o incentivo de publicações, só que agora com detalhes das regras dos editais.

“Nós mantivemos as mesmas regras de antes, só que agora todo mundo sabe quais são os critérios” observou. O professor Francisco Jaime explicou ainda que esse edital tem algumas diferenças em relação aos demais, pois permite que os professores da Pós-Graduação publiquem os artigos, não apenas com os alunos deles, mas com os alunos egressos que terminaram o curso nos últimos cinco anos, mas não perderam o vínculo com a Instituição. O Programa Institucional também permite que os alunos que fazem projetos de PIBIC, junto aos programas de Pós-Graduação, também publiquem os seus trabalhos.

Outro diferencial nesse edital, conforme enfatizou o professor Francisco Jaime, é que a UEPB praticamente dobrou o valor que a Instituição utiliza para incentivo à publicação científica. “A Universidade está dobrando o investimento para os pesquisadores para poder incentivar essa publicação e fazer com que os Programas possam avançar”, observou. Para ter acesso ao edital completo, clique AQUI.

Texto: Severino Lopes