Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UEPB promove série de atividades sobre prevenção ao suicídio

Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UEPB promove série de atividades sobre prevenção ao suicídio
13 de setembro de 2019

Integrada à campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está desenvolvendo atividades com o tema “Setembro Amarelo: precisamos conversar sobre a vida” e, nessa perspectiva, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), através dos setores Desenvolvimento de Pessoas, Serviço Social e Saúde do Trabalhador, promove, a partir do dia 19 de setembro, uma série de ações para tratar sobre o assunto com a comunidade universitária.

Segundo especialistas em saúde mental, o suicídio vem se configurando como uma tragédia global, pessoal e também familiar. Trata-se de uma tragédia silenciosa que, muitas vezes, é uma denúncia de uma crise coletiva e, por isso, é preciso pensá-la como um problema de saúde pública e atuar no sentido de criar políticas públicas voltadas para essa questão.

Assim, dentro da programação elaborada pela PROGEP, será promovida, no dia 19, às 8h, no Auditório da Biblioteca Central, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, a mesa redonda “Conversando sobre o suicídio no contexto universitário”. Esta atividade contará com a participação dos professores Valéria Morais, Edivan Gonçalves e Lorena Bandeira.

Também no dia 19, no hall do Prédio Administrativo da Instituição, haverá panfletagem sobre o serviço de Plantão de Escuta e Aconselhamento, das 12h às 13h. No mesmo dia, das 13h às 17h, será realizado o “Mutirão da Escuta Psicológica”, na Sala 107 da PROGEP (para servidores da Universidade) e na Clínica Escola de Psicologia (para estudantes).

No dia 27 do mesmo mês, das 8h às 12h, no Auditório de Psicologia, será ministrada a oficina “Ocorrências em saúde mental”, com os facilitadores Candice Lira, psicóloga clínica, especialista em Saúde Mental; Rita Galdino, enfermeira do CAPS; Maísa Fernandes, enfermeira da PROGEP; e Juliana Grangeiro, assistente social da PROGEP.

Outras informações sobre as atividades podem ser obtidas pelos telefones (83) 3315-3488 / 3315-3445 / 3315-3518.