Pesquisadores do Câmpus V da UEPB lançam livro que servirá de referência nos estudos para a paz

22 de maio de 2020

Com o objetivo de atender a uma demanda por literatura em língua portuguesa na área de estudos para a paz, um grupo de pesquisadores do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realiza, na próxima segunda-feira (25) às 14h, por meio da plataforma digital Cisco Webex, o lançamento do livro “Estudos para a paz: conceitos e debates”, organizado pelos pesquisadores Paulo Kuhlmann, Marcos Alan Ferreira e Roberta Maschietto, e produzido em parceria com acadêmicos do Brasil, Portugal, Moçambique e Estados Unidos.

A introdução da obra intitulada “Os estudos para a paz e o Brasil”, que foi escrita pelo professor Paulo Kuhlmann, em conjunto com os pesquisadores Marcos Alan Ferreira e Roberta Maschietto, busca apresentar no livro um histórico dos estudos para a paz no Brasil e compilar os diversos grupos que atuam nessa área no País.

O livro conta com o capítulo “Não violência e movimentos pela paz”, também de autoria do professor Paulo Kuhlmann, em parceria com a pesquisadora do Grupo de Estudos de Paz e Segurança Mundial (GEPASM/UEPB) e mestre em Relações Internacionais pela UEPB, Catarina Bezerra. Também é apresentada a discussão “Identidade, cultura e religião nos estudos para a paz”, mediada pela pesquisadora do Curso de Relações Internacionais da UEPB, Sílvia Garcia Nogueira.

São apresentados também os capítulos “Arte e construção da paz”, escrito a partir da parceria entre o professor Paulo Kuhlmann e o egresso em Relações Internacionais da UEPB e doutorando em Sociologia na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Luís Eduardo Ramos, e a graduada e mestre em Relações Internacionais pela UEPB, Suerda Gabriela de Araújo. Neste item é apresentada a experiência do Projeto Universidade em Ação (PUA) da UEPB. A obra conta, ainda, com “Compreender para mudar”, escrito pelos docentes da UEPB, Fábio Nobre e Sílvia Garcia Nogueira, em conjunto com a pesquisadora Roberta Maschietto.

De acordo com o professor Paulo Kuhlmann, esse livro foi pensado a partir da articulação da Rede de Pesquisas sobre Paz, Conflitos e Estudos Críticos de Segurança, que reúne diversos pesquisadores que estudam a temática. “Ainda não havia um livro sobre esse tema em português que pudesse servir de referência teórica e prática. Então, foram reunidos os trabalhos e estudos de diversos pesquisadores que conseguimos articular”, explica o docente.

Interessados em acompanhar o lançamento pela plataforma digital Cisco Webex devem solicitar inscrição até domingo (24), pelo e-mail rhmaschietto@gmail.com. Na mensagem, devem ser indicados nome e vínculo institucional.

Texto: Juliana Marques