Pesquisa da UEPB estuda perfil e tratamento fisioterapêutico de pacientes diagnosticados com Covid-19

21 de setembro de 2020

Em tempos de pandemia e com o novo coronavírus ainda sem controle, a busca por informações para ajudar os infectologistas e as autoridades sanitárias e epidemiológicas a conhecerem detalhes dos efeitos da doença continua em várias frentes. Uma pesquisa desenvolvida de forma on-line pela professora do Departamento de Fisioterapia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Ana Tereza Fernandes, e a aluna do 6º período do mesmo curso, Beatriz Nunes, está traçando o perfil dos pacientes diagnosticados com a doença em Campina Grande.

Intitulada “Perfil epidemiológico de pacientes com diagnóstico de Covid-19 na cidade de Campina Grande e descrição do tratamento fisioterapêutico recebido durante a doença”, a pesquisa já ouviu dezenas de pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus. Até agora, 75 pessoas responderam ao questionário. Segundo os dados iniciais já coletados, o sintoma mais relatado foi dor de cabeça (84,5%), seguido de anosmia (78,9%), que é a perda do olfato, e disgeusia (76,1%), que é a perda do paladar. Além disso, 57,1% dos avaliados sentem fadiga mesmo após a cura da doença.

A pesquisa foi autorizada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UEPB e aluna e professora foram contempladas com uma bolsa PIBIC na Cota 2020/2021 para seguirem os estudos. O objetivo é fazer um levantamento epidemiológico sobre pacientes que tiveram diagnóstico da Covid-19, identificar os sintomas mais prevalentes durante a fase da doença e também aqueles pacientes que permaneceram com sintomas mesmo após a cura da doença.

Além disso, a pesquisa pretende consultar os pacientes que ficaram internados a nível hospitalar, buscando respostas para questões sobre o tratamento de Fisioterapia recebido durante o internamento, para que as pesquisadoras possam identificar as técnicas e recursos de Fisioterapia mais utilizados para o enfrentamento da doença. Com o estudo, as pesquisadoras pretendem identificar os principais fatores de risco relacionados àqueles pacientes que apresentaram a forma moderada/grave da doença.

As pessoas que tiveram a Covid-19, moram em Campina Grande e desejam contribuir com a pesquisa, podem responder ao questionário on-line clicando AQUI. A participação é voluntária. Em caso de participante menor de idade, é necessária a autorização de um responsável pelo mesmo. Neste caso, o responsável informa endereço de e-mail e seu contato. Todas as informações adquiridas são confidenciais, com sigilo total das participações. A divulgação dos resultados será feita em eventos ou publicações científicas nacionais e internacionais.

A professora Ana Tereza Fernandes ressalta que o questionário on-line foi elaborado com o intuito de que o tempo gasto para seu preenchimento seja em torno de 10 a 15 minutos. “Neste formulário constam questões a respeito das características sociodemográficas, clínicas e de hábitos de vida, atividade física, comorbidades associadas do paciente, questões sobre o diagnóstico da Covid-19 e práticas fisioterapêuticas associadas a doença”, explica a docente.

Ela salienta que o estudo nasceu devido a Covid-19 ser uma doença nova e com poucas medidas terapêuticas definidas, fazendo necessário o conhecimento do perfil dos pacientes que tiveram a doença para elaboração das estratégias para promoção de saúde, prevenção e combate da doença. Nesse sentido, o conhecimento do perfil epidemiológico permite a adequação das práticas de saúde e serve como base para elaboração de estratégias ambulatoriais na cidade de Campina Grande.

Texto: Severino Lopes