Palestra sobre desafios e desenvolvimento do NE abre atividades do PPGDR no período 2019.2

13 de agosto de 2019

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) iniciou, na tarde desta segunda-feira (12), no Auditório da Biblioteca Central, em Campina Grande, as atividades do semestre letivo 2019/2. A aula magna trouxe o tema “Desafios Contemporâneos e Desenvolvimento do Nordeste”, na abordagem do professor visitante da UEPB, Durval Muniz de Albuquerque Júnior.

Durval abordou o desenvolvimento a partir da raiz etimológica, avaliando como um conceito moderno que acompanha a linha da sociedade burguesa e o capitalismo. O pesquisador trouxe conceitos e o questionamento sobre o que está relacionado com o desenvolvimento e análises da situação atual do país. “É preciso pensar a situação do Brasil, que vive profunda crise do ponto de vista econômico e político. E é através de iniciativas como esta da UEPB que podemos debater e discutir quais são as perspectivas de desenvolvimento para o país e, mais especificamente, para o Nordeste”, disse.

O palestrante foi apresentado na mesa pela professora do PPGDR, Nerize Laurentino Ramos, e pelo pró-reitor de Planejamento da UEPB, Luciano Albino. Durval Muniz de Albuquerque Junior é mestre e doutor em História pela Universidade de Campinas (Unicamp) e, atualmente, leciona como professor visitante no Departamento de História, no Câmpus III da UEPB, em Guarabira.

Ele se graduou pela Universidade Estadual da Paraíba quando esta ainda era Universidade Regional do Nordeste (URNe). Durval Muiniz Junior destacou a potencialidade da UEPB em atuar para o desenvolvimento da região. “A Universidade Estadual da Paraíba tem um compromisso com isso e o fato de ter um programa de pós-graduação justamente nesta área tem toda uma coerência com a ideia inicial de universidade”, avaliou. A aula magna foi voltada para os alunos matriculados no Programa e contou ainda com a presença de outros professores e pesquisadores que se interessam pelo desenvolvimento regional.

Texto: Isis Coelho
Fotos: Isis Coelho e Tatiana Brandão