Ouvidoria da UEPB integra de grupo de discussões no Fórum de Ouvidores Universitários da Paraíba

10 de maio de 2021

A Ouvidoria da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) passou a integrar o grupo de discussões do Fórum de Ouvidores Universitários da Paraíba/HU (FOUPH). O Fórum é uma organização autônoma, sem fins lucrativos e composta por ouvidores das Instituições de Ensino Superior Pública e Privadas da Paraíba, voltada à articulação, cooperação, capacitação e planejamento coletivo de assuntos de interesse das Ouvidorias, visando à promoção da cidadania e a pleno exercício da democracia. A UEPB é representada pela ouvidora Laércia Maria Bertulino de Medeiros.
A professora Laércia Bertulino destacou que esta primeira reunião do Fórum possibilitou a troca de experiências vivenciadas nas Ouvidorias nos tempos de pandemia da Covid-19. De acordo com ela, a importância dos Fóruns de Ouvidores “é fundamental para a democracia participativa, na medida em que por meio de uma rede de ouvidores que atuam em IES, secretarias e entidades administrativas, busquem representar legitimamente o cidadão, recebendo as suas manifestações, além de facilitar o atendimento ao cidadão e o fortalecimento da democracia”, disse.
Ela ressaltou ainda que a promoção de encontros, seminários, congressos e demais eventos ou atividades que assegurem troca de experiências, conhecimentos e interação entre Ouvidorias se faz imprescindível na responsabilização, articulação, e estabelecimento de parcerias com demais ouvidores e órgãos públicos e privados. O FOUPH foi criado em 2016 e tem como constituintes ouvidores e ex-ouvidores das Instituições de Ensino Superior da Paraíba, compreendendo-se por ouvidores universitários os representantes titulares das Ouvidorias gerais e setoriais.
Esta primeira reunião foi realizada na quinta-feira (6) e mediada pela coordenadora do FOUP, a professora Marlene Ramalho Rosas, da FACEME. O próximo encontro terá como foco a revisão do Regimento Interno do Fórum de Ouvidores Universitários da Paraíba/HU, a fim de analisar os artigos, objetivos, estrutura e funcionamento das Ouvidorias, adequando-as ao momento atual.
Texto: Severino Lopes