Histórico
A- A+

A Ouvidoria Geral da UEPB foi criada em 2005, durante o primeiro reitorado da professora Marlene Alves Sousa Luna, através da RESOLUÇÃO/UEPB/CONSUNI/31/2005, tendo  como seu primeiro ouvidor (2005-2006) o professor Severino Gomes de Sousa Filho. Além de dar os primeiros passos para a Instituição da Ouvidoria na UEPB, o referido professor também produziu uma pequena obra que viria a servir de base para as ações e reflexões vindouras formuladas na Ouvidoria da UEPB: a plaquete “A Ouvidoria Universitária: uma pedagogia do Direito” (EDUEPB, 2005).

Entre 2006 e 2009, por sua vez, a Ouvidoria teve como seu ombudsman o professor José Benjamim Pereira Filho, que com sua experiência e elevada consciência da importância da Universidade para as sociedades paraibana e brasileira, efetuou diversas atividades que buscaram (re)aproximar universidade e sociedade, bem como levar adiante uma revolução interna iniciada na UEPB após a sua autonomia financeira.

Não deve ser ignorado o fato de que a Ouvidoria Geral da UEPB foi criada apenas um ano depois da conquista da Autonomia Financeira da Instituição, representando, assim, um dos primeiros sinais da emergência de uma nova forma de se conceber o papel e a função social da Universidade Estadual da Paraíba.

Também ocupou o cargo de Ouvidor Geral da UEPB, a partir de meados de 2009, o professor Jomar Ricardo da Silva que, dando continuidade ao legado deixado pelos dois respeitados profissionais que o antecederam, buscou ampliar as ações da Ouvidoria, objetivando dar novas dimensões ao papel desta como espaço de auto-crítica e constante aperfeiçoamento da Universidade. Atualmente, o ouvidor geral da UEPB é o professor Edmundo Gaudêncio.

  • © 2016 - UEPB - Universidade Estadual da Paraíba - CNPJ: 12.671.814/0001-37
  • Rua Baraúnas, 351 - Bairro Universitário - Campina Grande-PB, CEP 58429-500, Fone/Fax: 83 3315.3300
  • Desenvolvido por:

    ASCOM-UEPB

    • ascom@uepb.edu.br - Redação
    • webdesigner@uepb.edu.br - Web Designers