Museu de Arte Popular da Paraíba bate recorde com 30 mil visitantes na exposição Armorial 50

30 de agosto de 2023

Em cartaz no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, a exposição Armorial 50 atingiu, em três meses, a marca de 30 mil visitantes. A biomédica Fernanda Dantas foi conhecer de perto o acervo de 140 obras de grandes artistas – a exemplo de Francisco Brennand, Gilvan Samico e do mentor do Movimento Armorial, Ariano Suassuna – e atingiu esta marca tão especial. A iniciativa, que tem a promoção e o patrocínio do Ministério da Cultura (MinC) e da Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura, foi prorrogada e fica em Campina até 8 de outubro.

O diretor do MAPP e pró-reitor adjunto de Cultura da Instituição, professor José Pereira da Silva, celebrou o número alcançado. “Para nós, que fazemos a UEPB e o Museu de Arte Popular da Paraíba, é motivo de grande alegria e orgulho essa enorme receptividade. As nossas exposições anteriores tiveram, também, um público muito bom, podemos registrar, nesse sentido, a de Jackson do Pandeiro, por exemplo, e a exposição sobre a Feira de Campina Grande, no ano passado. Porém, em um espaço de três meses, é um recorde, não havíamos atingido um público como esse. Ressaltamos, ainda, que uma boa parte desses visitantes vem de escolas públicas da cidade e de áreas circunvizinhas, o que é muito bacana”, assinalou.

Pereira revelou que as expectativas continuam altas. Para ele, provavelmente, será batido um novo recorde até o fim da iniciativa. “Fica o nosso desejo de termos outras grandes exposições, que alcancem tanto sucesso quanto a Armorial 50”, disse.

A idealizadora e produtora da Mostra, Regina Godoy, também comemorou a marca dos 30 mil visitantes e exaltou a relevância desse número porque simboliza, na opinião dela, o grande interesse que o Movimento Armorial continua despertando em pessoas de todas as idades, nos dias de hoje. “Ariano Suassuna realmente deixou um legado importantíssimo para a cultura brasileira e nordestina e isso é o que a gente pode constatar com o sucesso da exposição, com o interesse dos jovens, de pessoas de todas as idades e muitos estudantes. Também tivemos casa cheia nos Encontros Petrobras de Música Armorial e nos Diálogos sobre Arte Armorial, que integraram os eventos paralelos da Mostra. Estamos muito felizes”, destacou, reafirmando, ainda, que o público paraibano tem sido extraordinário.

A curadoria da exposição Armorial 50 é da paulistana Denise Mattar. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados por meio da plataforma Sympla AQUI. Depois da Paraíba, a Mostra segue para o Recife.

Serviço
Exposição Armorial 50
Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP)

Terça a sexta-feira
Das 10h às 19h

Sábados e Domingos
Das 14 às 19h

Texto: Oziella Inocêncio (com informações de Capibaribe Conteúdo)
Fotos: Divulgação