Núcleo de Línguas inscreve para o 2º Workshop de Estudos Linguísticos de Espanhol para brasileiros

23 de outubro de 2017

Quais as principais dificuldades dos estudantes brasileiros no processo de aprendizagem do Espanhol? Esse questionamento norteou os professores de Língua Espanhola do Núcleo de Línguas do Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) para construir a programação do 2º Workshop de Estudos Linguísticos em Língua Espanhola para brasileiros. O evento, que ocorre nos dias 30 e 31 de outubro, no Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA), localizado na Rua Horácio Trajano de Oliveira, no bairro do Cristo, é gratuito e aberto ao público. Os interessados em participar podem efetuar inscrição gratuitamente, através do site https://sites.google.com/view/tallerparabrasilenos.

Dentre as atividades previstas estão os minicursos “Dificuldades no ensino/aprendizagem dos verbos em Espanhol como Língua Estrangeira na perspectiva da análise contrativa”, ministrado pela professora Eneida Gurgel; “Aprendendo Espanhol através da música: superando dificuldades lexicais nas aulas de ELE”, com a professora Kariny Dias de Oliveira; “Os choques Culturais nas aulas de ELE”, ministrado por Aline Farias; “Análise de erros, análise contrativa e interlingua: da teoria à prática”, com o professor Secundino Vigón Arto; e “Dificuldades de Leitura em ELA: Considerações sobre o letramento critico”, tendo como ministrante o professor Allyson Nascimento.

A conferência de abertura será às 9h30, no Auditório Pioneiros. O tema “Reflexões Criticas com relação à formação de professores de espanhol no Brasil e seu potencial mercado laboral: licenciaturas, cursos de idiomas, espanhol para fins específicos”, terá como ministrante o professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), José Alberto Miranda Poza. Doutor em Filosofia pela Universidade Complutense de Madri, professor José Alberto Poza tem 43 livros publicados, participou de 266 eventos no Brasil e no exterior, apresentou 224 trabalhos, palestras e seminários, atuando na área de Linguística e Teoria da Literatura.

Também compõe a programação do evento a mesa de diálogo “Língua espanhola e as discussões em cursos de idioma e em cursos de Letras e de Relações Internacionais”, a ser ministrada, no dia 31 de outubro, às 8h, pela professora da Universidade federal da Paraíba (UFPB), Ana Berenice Peres Martorelli e pelo professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Idelso Espinosa Taset. Na sequência será realizada a palestra “Variação linguística”, a ser ministrada pela professora da UFPB, Ruth Marcela Bown Cuello.

De acordo com a professora Eneida Gurgel, o “2º Workshop de Estudos Linguísticos em Língua Espanhola para brasileiros” foi criado com o mesmo objetivo da edição anterior, realizado em outubro de 2016, porém com uma proporção maior, palestrantes de outras instituições convidados e abordando questões relacionadas não só à língua, mas aspectos culturais do Espanhol. A docente enfatiza que está prevista a participação de estudantes e docentes não só dos cursos de graduação, pós-graduação e Núcleo de Língua do Câmpus V, mas também da área de Letras de outras instituições de ensino de João Pessoa e região, além de cidades de estados vizinhos. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelo email tallerlenguaespanola@yahoo.com.

Texto: Juliana Marques