Núcleo de Extensão Rural da UEPB promove feira agroecológica para celebrar Semana dos Orgânicos

23 de maio de 2018

No próximo dia 6 de junho, das 7h às 12h, na Praça da Bandeira, em Campina Grande, será realizada uma feira regional de produtos agroecológicos, em uma estrutura com cerca de 20 barracas oferecendo aos consumidores vasta diversidade de hortaliças, frutas, ovos, leite e derivados, grãos e produtos beneficiados como doces, bolos, polpas de frutas, beijus, tapiocas e artesanato. A feira terá como tema “Por um São João livre de transgênicos e agrotóxicos” e acontece em comemoração à Semana dos Orgânicos, que é celebrada nacionalmente de 27 de maio a 5 de junho, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente.

A iniciativa é da Comissão Estadual de Produção Orgânica (CPOrg), formada por representantes de segmentos da rede de produção orgânica da Paraíba e entidades governamentais e não governamentais. Também promovem a feira o Núcleo de Extensão Rural em Agroecologia da Universidade Estadual da Paraíba (NERA-UEPB), o Centro Vocacional Tecnológico de Agroecologia e Produção Orgânica: Agrobiodiversidade do Semiárido (CVT), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e a Articulação Paraibana de Agroecologia.

Na Praça da Bandeira estarão comercializando seus produtos representantes da Rede de 12 Feiras Agroecológicas da EcoBorborema; da Tenda Agroecológica do Cariri Oriental; da Bodega Agroecológica do Cariri, Seridó e Curimataú e das Feiras Agroecológicas de Picuí, Cuité, Aroeiras, Ingá, Monteiro, Sumé, entre outros municípios.

Além da comercialização dos produtos, a feira terá ainda uma programação cultural, com apresentações de teatro, poesia e trio de forró. Durante toda a manhã, feirantes, estudantes, professores e pesquisadores estarão no local distribuindo materiais e dialogando com a população sobre alimentação saudável e as diferenças entre os produtos agroecológicos e orgânicos, os riscos dos transgênicos e agrotóxicos, entre outros assuntos. Haverá ainda a venda do fubá agroecológico, com a produção e degustação do cuscuz não transgênico no local, bem como distribuição de material explicativo sobre o assunto.

Todos os anos, as CPOrg’s estaduais promovem a Campanha “Produto Orgânico melhor para a vida”, que tem como objetivo o esclarecimento dos consumidores sobre o que são os produtos orgânicos, fazendo uma abordagem sobre os benefícios ambientais, sociais e nutricionais desses produtos, estimulando o seu consumo.

Em outras regiões da Paraíba, também haverá ações promovidas pelas entidades participantes da CPOrg-PB. A campanha foi criada pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), em 2005, para incentivar a produção orgânica no Brasil e tem como principal objetivo reforçar, para a população brasileira, principalmente a urbana, que os sistemas orgânicos/agroecológicos buscam viabilizar a produção de alimentos de forma mais harmônica com a natureza, contribuindo para a saúde de todos, com justiça social em suas redes de comercialização.

Programação

8h – Abertura oficial com apresentação dos territórios e feiras
8h20 – Falas dos organizadores
9h – Intervenções sobre agroecologia na agricultura familiar
10h – Teatro – Campanha contra os Agrotóxicos
10h20 – Música poesia, animação.
12h – Encerramento