Núcleo de Educação Especial da Universidade Estadual promove palestra sobre surdez e oralismo

6 de novembro de 2018

O Núcleo de Educação Especial da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promove, no dia 29 de novembro, das 9h às 11h, no Auditório III da Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bocodongó, a palestra “Surdez e Oralismo”, a ser ministrada pelas professoras e fonoaudiólogas Ariana Elite dos Santos e Chirlene Santos da Cunha.

Trata-se de uma discussão pública sobre o tema, com o objetivo de divulgar e debater os caminhos da educação do surdo e as metodologias de oralização através da reabilitação auditiva com o auxílio de dispositivos eletrônicos, como o uso de aparelhos de amplificação sonora individuais (AASI) e implantes cocleares. A palestra é destinada ao público acadêmico em geral, à associações de Educação Inclusiva, à comunidade de surdos e população em geral.

Alguns grupos de surdos oralizados defendem que a comunicação oral é fundamental na construção humana. Nesse sentido, o treino das habilidades auditivas e de linguagem é de importante colaboração para o processo de inclusão com a população ouvinte, pois beneficia a autonomia, além de facilitar o aprendizado da linguagem escrita e possibilitar uma melhor interação com a sociedade. Outras informações sobre a atividade podem ser obtidas pelo telefone (83) 3344-5335.

Texto: Annellyezy Aparecida (Estagiária)