NEAS lança e-book “Saúde do Trabalhador: a efetividade da proteção coletiva”, publicado pela EDUEPB

19 de junho de 2019

O Núcleo de Educação e Atenção em Saúde (NEAS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) lançou, nesta quarta-feira (19), no Auditório II da Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, o e-book “Saúde do Trabalhador: a efetividade da proteção”, organizado pela professora Clésia Pachú. O livro digital foi editado pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) e já está disponível para download.

A obra reúne 14 artigos que abordam diversos temas, como gestão da saúde, hipertensão, perfil de consumo de álcool e tabaco, análise laboral, cuidado farmacêutico, nível de estresse entre tabagistas e outros. A obra contou com a participação de membros do Núcleo de Educação em Saúde da Universidade Estadual da Paraíba, intermediado pelo Programa Educação e Prevenção ao uso de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (PEPAD) e pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde/Doença e Direitos Sociais (GEPSADDS).

Os aspectos do livro se entrelaçam, denotando uma complexidade específica à educação e, assim, evidenciam emaranhados com ensino, aprendizagem, políticas educacionais, concepções de ciência, compreensões de história, de vida, possibilitando ao leitor adentrar em um campo cada vez mais abrangente e profundo e que, ambiguamente, se dá a conhecer e se esconde.

“Este livro reúne textos que são importantes para que possamos refletir sobre as questões que envolvem a saúde do trabalhador, desde ambientes livres de fumo até a reflexão sobre o cuidado de forma geral que as instituições públicas precisam ter para que os trabalhadores estejam protegidos em suas atividades”, disse Clésia. Para ter acesso ao e-book, clique AQUI.

Texto e fotos: Givaldo Cavalcanti