NUBS e Departamento de Odontologia lançam protocolo clínico para ações de cuidado pós-pandemia

23 de dezembro de 2020

O Programa de Extensão Núcleo Universitário de Biossegurança em Saúde (NUBS) e o Departamento de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), acabam de lançar a publicação “Protocolo Clínico Pós-pandemia da Covid-19”, visando o cuidado e prevenção nas ações de biossegurança em vários setores da Saúde, em especial no atendimento odontológico.

A professora do curso de Odontologia do Câmpus I da UEPB, Criseuda Maria Benício Barros, é a organizadora do livro eletrônico com as normas de segurança. Ela é também coordenadora do NUBS e da Comissão de Biossegurança do Departamento de Odontologia da UEPB. “O Programa de Extensão NUBS possui 15 projetos multidisciplinares na área de Saúde, atuando na educação, prevenção e conscientização dos riscos ocupacionais, já há 10 anos. Com a pandemia, surgiu a necessidade de criar um protocolo que servisse não só para o docente e discente, mas a toda a comunidade”, explicou Criseuda.

A docente frisa que a publicação contém normas baseadas em protocolos nacionais e internacionais, como a Organização Mundial de Saúde (OMS); Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), entre outros, visando proporcionar uma volta segura aos atendimentos odontológicos e de saúde de modo geral. Mariana de Souza Gomes, bióloga, lotada no Departamento de Odontologia da UEPB, fez parte da equipe que elaborou o protocolo clínico. “Este protocolo já vinha sendo construído pela equipe do NUBS em colaboração com a Comissão de Biossegurança, com a chegada da pandemia, foi acrescido e modificado para adaptar-se a esta nova realidade”, relatou.

A publicação explica que o atendimento clínico odontológico pode envolver várias vias de contaminação e riscos, sejam eles físicos, químicos ou biológicos e por isso é de suma importância que estes profissionais, docentes, discentes, técnicos e pacientes adotem medidas preventivas para minimizar esses riscos durante os procedimentos clínicos.

Dentre as estratégias gerais a serem seguidas, destacam-se: a adesão de etiqueta respiratória (proteção da boca e nariz, com lenço descartável ou antebraço, ao tossir e espirrar); utilização de máscaras faciais; a higienização das mãos; a atualização do cartão de vacinas e adesão às normas de biossegurança em serviços de saúde. Desse modo, os profissionais de saúde têm a obrigação de adotar medidas preventivas e de conscientização do controle de infecção, evitando e ou reduzindo ao máximo a transmissão de microrganismos durante qualquer procedimento clínico.

O Protocolo Clínico Pós-pandemia da Covid-19 pode ser acessado AQUI.

Texto: Juliana Rosas