Montagem do Laboratório de Análise de Água, Solo e Planta do Câmpus II da UEPB é concluída

23 de fevereiro de 2021

O Laboratório de Análise de Água, Solo e Planta (LAASP) do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus II, localizado na cidade de Lagoa Seca, está pronto para iniciar suas atividades ao longo do semestre letivo 2020/2. O equipamento, construído com recursos próprios da UEPB e implantado recentemente, está dotado de reagentes, vidrarias e materiais para atender a demanda de pesquisa, bem como de agricultores e produtores de cana-de-açúcar da região. O espaço também servirá de campo de estudo e experimento para os estudantes do CCAA, quando as atividades práticas forem liberadas na Instituição.

De acordo com o professor José Félix, diretor do Centro, o laboratório tem como objetivo realizar análise química de fertilidade do solo, análise de água para irrigação, análise de material orgânico, gesso e calcário, procurando suprir uma demanda dos produtores rurais da região de Campina Grande. Ele lembra que a amostragem de solos é o primeiro passo para se estabelecer um programa adequado de adubação e calagem, além de ser um procedimento extremamente importante que requer técnicas estabelecidas para que a amostra seja representativa.

Segundo ele, a partir dos resultados químicos obtidos da amostra do solo, é que se faz a interpretação e a recomendação de calagem e adubação, ou seja, cria-se a possibilidade de determinar as doses adequadas de calcário e adubo para garantia de melhor produtividade e lucratividade. Os produtores interessados em ter acesso ao LAASP devem entrar em contato com o CCAA pelo e-mail: labsolos@ccaa.uepb.edu.br, ou pelo número (83) 3366-1244/1297.

Texto: Severino Lopes