Mestrado Profissional em Matemática da Rede Nacional abre seleção e destina 20 vagas para a UEPB

18 de novembro de 2020

Estão abertas até as 17h do dia 18 de dezembro, as inscrições para o Mestrado Profissional em Matemática da Rede Nacional (PROFMAT), com 20 vagas ofertadas para a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A inscrição é para a realização do Exame Nacional de Acesso, para ingresso no PROFMAT em 2021, e será realizada via internet, na página http://www.profmatsbm.org.br.

No ato do preenchimento do formulário eletrônico de inscrição, o candidato deverá informar os dados pessoais de identificação e de contato, dados da sua formação acadêmica de graduação, da sua atuação profissional e selecionar a Instituição Associada e o câmpus da Instituição onde pretende realizar o Exame Nacional de Acesso. O Exame constará de provas on-line e presencial e cada instituição se compromete a tomar todos os devidos cuidados sanitários e ações para evitar aglomeração. A prova remota acontece no dia 9 de janeiro, enquanto a presencial, está marcada para o dia 30 do mesmo mês.

Devido à excepcionalidade da atual pandemia, não havendo possibilidade de prova presencial, ela será substituída por prova discursiva on-line. Porém, os candidatos devem estar atentos a estas e outras informações contidas no edital e seu cronograma, que serão divulgadas pela instituição associada e pelo PROFMAT. Poderão se inscrever no exame, professores em exercício da docência de Matemática no ensino básico das redes pública e privada, portadores de diploma de curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação, em qualquer área, respeitando-se as normas de cada Instituição Associada.

Sobre

O PROFMAT é um Programa de Mestrado semipresencial na área de Matemática com oferta nacional. É formado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil/Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES), e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

O programa tem como objetivo proporcionar formação matemática aprofundada relevante para o exercício da docência na Educação Básica, especialmente a professores de escolas públicas, que busquem aprimoramento da formação profissional. Este mestrado foi recomendado pela CAPES, reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e validado pelo Ministério da Educação com nota 5 (nota máxima para programas de mestrado). Informações completas sobre este mestrado podem ser encontradas na página do PROFMAT.

Para demais informações, confira o edital AQUI.

Texto: Juliana Rosas