Mestrado em Desenvolvimento Regional oferece disciplina para aluno especial ou ouvinte
25 jul 2013
A- A+

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) oferecerá, de 5 a 9 de agosto, em caráter concentrado, a disciplina Ecologia Política no Contexto do Desenvolvimento, ministrada pelo professor doutor José Esteban Castro, da Universidade de New Castle (Inglaterra). A disciplina é aberta.

Podem se inscrever alunos de pós-graduação de todos os cursos da UEPB e de outras instituições, além de graduados em qualquer área do conhecimento, interessados em cursá-la na condição de especial e/ou ouvinte. Alunos de graduação, integrantes de projetos de iniciação científica, também podem participar, mas neste caso só na condição de ouvinte.

As inscrições já estão sendo feitas na Secretaria do Mestrado em Desenvolvimento Regional (MDR), no Centro de Integração Acadêmica, 3° andar, Sala 311, no Campus de Bodocongó, das 8hs às 12h e de 14h às 17h, de segunda a sexta-feira até às 12h do dia 5 de agosto. Para isso, os interessados devem entregar cópias dos documentos pessoais (RG e CPF), cópias dos comprovantes do processo de formação acadêmica (certificados e/ou declarações para o caso dos alunos de IC) e a ficha de inscrição preenchida.

As aulas serão realizadas no Auditório II do Centro de Integração Acadêmica, a partir das 14h. O PPGDR atribui 02 (dois) créditos à disciplina. O curso promoverá uma introdução à ecologia política, entendida como um estudo interdisciplinar dos conflitos sociais no que se refere aos processos ecológicos e ambientais, inseridos no contexto do debate sobre o desenvolvimento. Assim, os temas das aulas contemplam as relações entre o progresso e meio ambiente em perspectiva histórica, a ecologia política como estudo dos conflitos ambientais, os debates centrais da ecologia política e a ecologia política da água.

A abordagem, segundo o professor José Esteban Castro, pode ser caracterizada como uma ecologia política crítica, com ênfase para a discussão interdisciplinar, envolvendo áreas como Sociologia, Geografia, Antropologia, Economia Ecológica e Ciência Política, além da História, nas vertentes sociais e ambientais, percorrendo ainda as contribuições provenientes do segmento das ciências naturais, física e tecnológica.

Mais informações pelo telefone: (83) 3344-5305. Ou e-mail: mdr@uepb.edu.br.

Ficha de inscrição: http://pos-graduacao.ascom.uepb.edu.br/ppgdr/?p=408