Mestrado em Desenvolvimento Regional da UEPB abre semestre letivo com ciclo de palestras on-line

17 de agosto de 2020

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) inicia quarta-feira (19), de forma remota, as atividades do semestre 2020.2 do Mestrado em Desenvolvimento Regional do semestre. Uma série de atividades on-line está programada para acontecer para marcar o retorno das atividades do MDR nesse período letivo. Abertas a toda comunidade acadêmica, mas principalmente aos professores e alunos do Mestrado, as atividades serão transmitidas pelo Canal Rede UEPB no Youtube.

Na quarta-feira, às 14h30, será realizado um webinário com os professores Antonio Carlos Brandão, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Francisco Lima Júnior, professor e reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA); e o professor Luciano Albino, da UEPB. Eles vão discutir o tema “Desenvolvimento regional: leituras de ontem e hoje. E amanhã?”.

A programação segue na quinta-feira (20), às 9h, com a participação dos professores Ivo Theis, da Universidade Regional de Blumenau (FURB); Anelise Rambo, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Luciano Albino e Cidoval Morais, ambos da UEPB. Os docentes vão discutir as tendências recentes das teorias do desenvolvimento e, juntos, abrem o curso sobre o mesmo tema, que conta com 15 encontros.

No mesmo dia, às 15h, será a vez de Aristides Monteiro, pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), juntamente com as professoras Ângela Ramalho e Marcionila Fernandes, discutir o tema “Desenvolvimento Regional no Brasil: Políticas, Estratégias e Perspectivas”. Na semana seguinte, no dia 25, às 19h, também com transmissão pelo Canal Rede UEPB, será a vez de Márcio Pochman, economista e professor da Unicamp; Cidoval Morais e Ivo Theis discutirem o “Estado de bem-estar social no Brasil: a construção interrompida?”.

A coordenadora do PPGDR, professora Ângela Ramalho, destaca que mesmo com a pandemia da Covid-19, o Mestrado não parou e continuou com as aulas on-line através da plataforma digital Google Meet. Ela lembra que, no primeiro semestre, o MDR realizou uma variada programação para marcar o centenário do economista paraibano Celso Furtado. Nesse segundo semestre, o foco será o papel que o Mestrado tem desempenhado para fortalecer o desenvolvimento da região.

O PPGDR tem como foco principal os estudos de natureza socioeconômicas, socioculturais e ambientais, projetos de desenvolvimento regional, políticas territoriais e públicas, planejamento urbano e regional, o papel dos atores e das instituições, as políticas públicas, as relações entre Estado e Sociedade, Ciência e Tecnologia, entre outros.

Com 11 anos de existência, o Mestrado já ultrapassou mais de 100 dissertações apresentadas. Credenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o MDR tem dado grande contribuição para o desenvolvimento do Estado e da região Nordeste como um todo, especialmente acerca das questões mais críticas que têm sido apresentadas, como a gestão dos recursos hídricos, políticas públicas de desenvolvimento, turismo, cultura e a administração do saneamento e dos resíduos sólidos nas pequenas cidades. Atualmente, 13 professores integram o programa, que conta com 43 alunos regulares matriculados.

Texto: Severino Lopes