Membros do Comitê de Ética em Pesquisa da UEPB participam de qualificação oferecida pelo CONEP

16 de maio de 2019

Os membros do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) participaram de um treinamento de qualificação, na última segunda-feira (13), oferecida pelo Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), órgão vinculado ao Ministério da Saúde (MS). Durante a atividade, que foi realizada no Espaço Amarelo da Pró-Retoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), no Câmpus de Bodocongó, os participantes dialogaram sobre o uso da Plataforma Brasil, como também a padronização de termos e documentos, além da parceria entre o CEP e o CONEP.

O Q-CEP, processo educativo de participação ativa de qualificação realizado na UEPB, é uma ação de ensino-aprendizagem conjunta do CONEP e do Ministério da Saúde, com parceria do PROADI – SUS (Hospital Moinhos de Vento). Essa atividade visa educar e promover o reconhecimento entre os Comitês de Ética em Pesquisa e o CONEP, com o intuito de padronizar o trabalho administrativo dos comitês, além de fortalecer a análise e discussão ética envolvendo as pesquisas em suas respectivas instituições.

De acordo com a coordenadora do CEP da UEPB, professora Valéria Ribeiro, este momento de qualificação foi muito importante por proporcionar uma melhora no serviço prestado pelo comitê. Segundo ela, foram abordados dois eixos de atuação durante o curso de qualificação. O primeiro, com foco no reconhecimento, baseado na leitura de trabalhos administrativos com análise ética desenvolvida pelo CEP; e o segundo, com foco educativo, que tem como proposta visitar cada CEP para a implementação de ferramentas que melhorarão as atividades desenvolvidas no comitê.

“A intenção do Comitê de Ética em Pesquisa não é atrapalhar as pesquisas que são desenvolvidas na Universidade. O nosso foco é proteger os participantes das pesquisas, reduzindo a distância entre o Conep e o CEP e, assim, procurando harmonizar as relações entre os comitês. Essa qualificação foi muito importante, porque preparou todos nós para um curso na modalidade de Educação a Distância voltado aos membros e funcionários de todos os CEPs, que será oferecido posteriormente”, explicou a coordenadora.

Os Comitês de Ética em Pesquisa (CEPs) são a autoridade local e porta de entrada para um projeto de pesquisa envolvendo seres humanos. Fazem parte dele colegiados interdisciplinares e independentes existentes nas instituições que realizam pesquisas, criados para defender os direitos e interesses dos participantes em sua integridade e dignidade e para contribuir com o desenvolvimento das pesquisas dentro dos padrões éticos. Os CEPs contribuem para a qualidade das pesquisas realizadas e para permitir a discussão do papel destes estudos no desenvolvimento institucional e social da comunidade, bem como para a valorização do pesquisador, que recebe o reconhecimento de que sua proposta é eticamente adequada.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Tatiana Brandão