Livro “Oleaginosas e fibrosas cultivadas no Nordeste brasileiro” é lançado pela Editora da UEPB

25 de maio de 2020

A Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) acaba de lançar sua mais recente publicação. Trata-se do livro “Oleaginosas e Fibrosas Cultivadas no Nordeste Brasileiro”, que traz diversas informações, conhecimento e tecnologias sobre os sistemas de produção que existem para esses tipos de plantas, além de dados sobre sua botânica, envolvendo morfologia, fisiologia, ecofisiologia e botânica sistemática.

Essas plantas superiores oleaginosas e fibrosas cultivadas ou com potencial de cultivo na região Nordeste do Brasil, ocupam 18% do território nacional. Considerando as fibrosas, destacam-se o algodão – que é, conforme os autores, um “boi vegetal”, produzindo fibra (seu principal produto), óleo de muito boa qualidade e a torta (resíduo da extração do óleo, muito rico em proteínas, algumas de elevado valor biológico) – e o sisal, planta produtora da fibra dura, com elevado teor de lignina e muito cultivada na região Nordeste, especialmente no Estado da Bahia, que é o principal produtor nacional da planta, sendo o Brasil o maior produtor mundial desta espécie produtora de fibra dura, que tem elevado teor de lignina.

O livro é composto por 442 páginas e nove capítulos (Mamona, Pinhão Manso, Girassol, Amendoim, Gergelim, Algodão, Babaçu, Rami e Sisal). As culturas citadas na obra são utilizadas para a produção de alimentos (humanos e animal) e energia, como no caso das oleaginosas, tendo como matéria-prima principal o óleo, para a produção de biodiesel. A professora Fabiana Xavier Costa é a organizadora da obra, junto com o professor Napoleão Esberard de Macedo Beltrão (in memoriam), e uma das autoras. O trabalho conta, ainda, com a participação de professores e alunos do Câmpus IV da UEPB, em Catolé do Rocha.

Quem tiver interesse em adquirir a publicação pode entrar em contato direto com a professora Fabiana Xavier, pelo telefone (83) 9 9999-6905, pelo e-mail fabyxavierster@gmail.com ou pelo perfil @fabynha_xavier no Instagram.